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Como o podcast pode impactar a sua estratégia de Marketing Digital?

O Consumo de Conteúdo em áudio vem crescendo nos últimos anos, fazendo do PodCast uma Importante Ferramenta de Marketing Digital. Entenda como usá-lo!(...)

Autor: Redação Impacta

O podcast com certeza entrou no gosto do brasileiro. Uma pesquisa aponta que mais de 50 milhões de pessoas escutam ou já escutaram um podcast através de uma plataforma digital. 

Essa movimentação é tão importante para a economia que em 2019 a pesquisa Perspectives from the global entertainment and media outlook divulgou que a monetização dos podcasts chegou a U$1 bilhão. 

É exatamente por esses números tão chamativos que essa pode ser a sua mais nova estratégia de Marketing Digital

O podcast pode ser utilizado para qualquer área e pode ser considerado como um modelo prático e acessível, uma vez que o público pode escutar de qualquer dispositivo e todo lugar. 

Achou interessante? Preparamos este artigo para te ensinar um pouco mais sobre essa estratégia e te mostrar como colocar em prática. Continue a leitura! 

Afinal, o que é um podcast?

O podcast, de forma resumida, pode ser considerado uma espécie de programa de rádio, só que no formato digital.

Os temas e formatos podem variar de acordo com a preferência do dono do projeto. 

Atualmente, existem diversos segmentos que utilizam esse tipo de comunicação, desde humoristas até mesmo terapeutas holísticos. 

A sua criação é baseada em um conjunto de arquivos de áudio que, quando reunidos, podem formar uma bela narrativa do assunto em questão.

Por exemplo, um podcast sobre saúde e bem-estar pode criar um episódio sobre a importância da saúde bucal e trazer especialistas e pessoas da área para falar sobre procedimentos e como descobrir informações de clareamento dental valor ou outras questões da odontologia. 

Uma das maiores vantagens deste formato de conteúdo é a praticidade que o podcast oferece. Afinal, é possível escutar um episódio fazendo outras atividades ou se locomovendo. 

Onde disponibilizar os podcasts?

Os podcasters – nome dado aos autores e produtores deste tipo de comunicação -, costumam disponibilizar seu trabalho em diversas plataformas de áudio como o Spotify, o Apple Podcast e até mesmo o Google Podcast. 

Atualmente, existem versões ainda mais avançadas publicadas no YouTube, que além de disponibilizar o áudio, também usam recursos de imagem. São os videocastings. 

Vale ressaltar que mesmo estando nestas plataformas, os podcasts são totalmente gratuitos para os ouvintes. Esse é um dos porquês o retorno é tão alto.

Como inserir os podcasts na estratégia de Marketing Digital?

Atualmente, para que as ações de Marketing Digital consigam ter um bom desempenho, é preciso ter um grande foco na diversidade dos canais utilizados. 

Quanto maior o número de formatos disponibilizados, maior o número de pessoas atingidas. Certamente, o podcast pode ser uma ótima plataforma a ser explorada. 

Quer saber como? Confira essas dicas de como incluir o podcast em sua estratégia e descubra: 

Saiba quem é o seu consumidor

Antes de tudo é preciso saber qual é o perfil do seu cliente ideal. Estudar quais são os interesses e necessidades do seu público é fundamental para que você tenha sucesso em sua estratégia.

Se você já utiliza o Marketing Digital em sua empresa, certamente já passou pelo processo de definição de persona, não é mesmo? 

O ideal é que você aproveite todos as informações do seu público e comece a criar uma estratégia para o formato e abordagem do seu podcast. 

Vamos supor que a sua persona é uma mulher de 26 anos, que trabalha na área contábil, usuária de diversas plataformas, preza pela praticidade e tem forte tendência a realizar procedimentos estéticos. 

Todas essas informações podem ser captadas por meio de questionários segmentados para os seus clientes já existentes e uma análise de seus resultados. 

Por exemplo, uma forma de saber se o seu público se interessa pela estética ou procedimentos que melhoram a aparência é filtrar o que eles pesquisam nos buscadores. 

Dessa forma, é possível encontrar pesquisas como “como ter um corpo bonito e saudável?” ou então, “quanto custa um clareamento dental?”

Assim você estará garantindo que o que você está produzindo tem conexão com o perfil do seu público. 

ouvindo podcast

2 – Defina uma identidade própria

Sabemos que nos dias atuais é muito difícil criar algo nunca visto antes. Mas para uma boa estratégia de Marketing Digital é preciso deixar a ideia de “nada se cria, tudo se copia” bem longe do seu plano de ação. 

É claro que você deve ter referências e pesquisar como que as pessoas geralmente trabalham e se comunicam com o público, mas é essencial ter originalidade.

Construa uma identidade própria, que faça sentido para a cultura de sua empresa e tenha um vínculo com tudo o que você já construiu até o momento para que o seu consumidor não fique perdido.

Imagine que uma clínica de odontologia deseja aumentar a captação de possíveis pacientes, uma boa estratégia de marketing seria investir em textos e blogs com palavras-chaves como implante dentário valor, não é mesmo?

No momento de definir a sua identidade e os temas abordados, utilize os assuntos mais pesquisados pelos seus clientes a fim de despertar o interesse deles para esse formato em áudio.

Não estamos falando que você não deve renovar, muito pelo contrário. Afinal, essa é uma ótima forma de expandir os horizontes e chegar a pessoas que antes eram consideradas inacessíveis, porém, é preciso ter cautela. 

Crie roteiros e formatos que façam sentido com o seu propósito de negócio. Uma boa dica para você não se perder é: planeje com antecedência.

Estude todas as suas opções e, pouco a pouco, vá afunilando a sua ideia. Há muitas possibilidades, basta você direcionar para o que mais faz sentido para a sua empresa.

3 – Tenha consistência

Da mesma maneira que você precisa garantir uma boa presença nas redes sociais e no blog, é preciso manter os seus ouvintes engajados em seu podcast.

Isso quer dizer que você deve lançar episódios com frequência e, se possível, criar um cronograma para que esteja fixado na mente do consumidor a data e horário de postagem. 

Não é preciso publicar diariamente, procure lançar semanalmente e conforme for ganhando espaço, você pode aumentar esse tempo para a cada 15 dias. 

Desse modo, você não irá ser apenas mais um perfil que se perde dentre todos os outros que até tem potencial, porém não investe a energia necessária no projeto.

Além do mais, o cronograma pode te ajudar a ter uma ampla visão dos assuntos a serem discutidos. 

Por exemplo, vamos supor que o primeiro episódio de um podcast de um dentista seja para abordar o tema “aparelho transparente: qual a melhor forma de descobrir?

Com um cronograma bem montado, é possível abordar diversas outras temáticas da saúde bucal sem precisar voltar a falar da ortodontia a todo instante. 

4 – Invista nas ferramentas necessárias

Fazer uso de boas ferramentas é fundamental para que o resultado seja o melhor possível. 

Isso porque quanto melhor a qualidade do som e da edição, mais bem aceito o seu conteúdo vai ser. 

Você não precisa comprar equipamentos super caros, mas é preciso que você invista pelo menos no básico, como: 

  • Local silencioso e acústico;
  • Um bom microfone; 
  • Uma boa plataforma de gravação; 
  • Contato com um bom editor.

Isso porque como os podcasts não contém um texto para ser lido e nem mesmo uma imagem, é preciso que o áudio esteja em ótima condição para que o internauta não se perca e nem fique entediado. 

Comece a investir no podcast

Neste artigo você aprendeu um pouco mais sobre o que é o podcast e pôde descobrir algumas dicas de como começar a investir nesse meio de comunicação. 

Se aprofunde neste tema e, certamente, você estará caminhando rumo a um sucesso ainda maior em sua estratégia de Marketing Digital.

E não deixe de conferir também o canal de PodCasts do Blog Impacta no Spotify, são diversos áudios com dicas para a carreira: ACESSE AQUI! 

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