Como ser pioneiro no Branded Content?
A definição de Branded Content é quando uma marca cria conteúdos exclusivos, com a ação de divulgação de produtos, marcas e diferenciais online (...)
Autor: Redação Impacta
Você já deve ter ouvido falar sobre Branded Content, certo? Mas o que ele é e como o seu negócio pode se beneficiar dele? O que significa isso? O que realmente é Branded Content? Nesse artigo responderemos estas e outras questões e analisaremos como esse conceito pode gerar negócios para a sua empresa.
Você já assistiu a campanha “Eduardo e Monica” da operadora Vivo, para comemorar o Dia dos Namorados de 2012? Se buscar no YouTube você encontrará esse vídeo, de aproximadamente 5 minutos. Esse, na minha modesta opinião, é o principal – até o momento que escrevo esse artigo – case de Branded Content que temos no Brasil.
Usou-se a música “Eduardo e Mônica” da Legião Urbana, uma das principais bandas da história do Rock nacional para vender produtos da Vivo, mas sem vender literalmente os produtos. Como? Simples, a música conta uma história e dentro dessa história de forma sutil incluem-se, sem mudar a letra em nenhum momento, produtos da Vivo.
No início, por exemplo, destaca-se o começo do relacionamento dos personagens, em que eles se falavam muito, em cenas dos 2 conversando pelo celular. Em outras cenas, ambos mandando SMS, manuseando tablets, usando a internet móvel, etc. Tudo de forma sutil e dentro do contexto.
Segundo a equipe da Vivo, esse foi um dos vídeos de propaganda mais assistidos em 2012, sendo a produção mais cara para Internet já realizada no país.
O vídeo foi usado não apenas no Youtube, onde a marca possui um canal bastante acessado, mas houve ações para transformar esse vídeo em algo viral, com uso dos canais próprios da marca como Facebook, Twitter, e-mail marketing e o próprio site da companhia, que possui um grande número de acessos.
Depois do sucesso do vídeo, o mesmo teve uma versão para TV, o que ampliou ainda mais o efeito viral da campanha.
Não se cria um vídeo viral, ele se transforma de acordo com os esforços de marketing ou conteúdo de qualidade. Nesse caso, os 2 foram trabalhados, por isso o grande sucesso da campanha.
Certamente as vendas de produtos da marca aumentaram, pois o vídeo gerou mais curiosidade pela marca Vivo, mais acesso ao site da companhia, elevou o número de seguidores da marca nos canais digitais e tudo isso somado trouxe mais vendas ao site da empresa, que possui uma área de e-commerce.
Esse case é emblemático pois o que poderia ser apenas mais uma ação “legalzinha” virou algo que gerou negócios, vendas, relacionamento e engajamento, pilares essenciais para o sucesso de uma marca no mundo online.
Em resumo, o Branded Content é quando a marca cria um conteúdo exclusivo com foco em divulgar seus produtos, sua marca, seus diferenciais em ações que podem ou não ser online. A mídia 360º, onde se usa Internet, TV, Rádio, mídia exterior, Jornal, eventos – entre outros – é o que dá resultado, uma ação potencializa outra.
Portanto, se você está pensando em criar uma ação de Branded Content, excelente, mas não se esqueça que sem divulgação, ela permanecerá restrita ao Youtube, com poucos acessos e nenhum resultado.
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