Conheça 6 Aplicativos para estudar
Quem diria que o smartphone poderia ser um aliado do aluno ao invés de distraí-lo? Pensando nisso, preparamos uma lista com aplicativos para estudar melhor.(...)
Autor: Gabriela Mendes
Segundo a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, feita pela Fundação Getúlio Vargas, há no Brasil cerca de 168 milhões de smartphones. Chave do carro, carteira, carteirinha de identificação: nada nos deixa tão “desnorteados” quanto esquecer esse aparelhinho.
E então, já que ele nos é tão querido, que tal utilizar seu smartphone como uma plataforma de estudo?
Existem inúmeros apps que ajudam o estudante em sua jornada, seja em relação à sua organização diária ou na hora de fornecer testes e exercícios úteis para a assimilação das matérias: o smartphone pode ser um aliado do aluno ao invés de fazer perder o foco.
Pensando nisso, preparamos para você uma listinha com 6 Aplicativos para estudar e te ajudar a organizar estudos e tarefas. Acompanhe conosco!
1 – AppProva
Se você gosta de fazer simulados e estudar na prática, então precisa conhecer o AppProva, aplicativo que reúne provas anteriores do Enem, questões de vestibulares de todo Brasil e diversos simulados.
Outra função que também é super útil é o cronômetro, que te diz quanto tempo você levou para responder cada questão.
2 – Evernote
Evernote é um bloco de notas com vários recursos de interação. Para os estudos ele é perfeito pois é possível inserir notas com texto, imagens, gráficos e até arquivos de áudio com gravação de aulas.
Através dele, é possível separar os materiais por tema, digitalizar documentos, compartilhar arquivos com seus colegas e até organizar contas.
3 – Trello
Se você precisa de uma ajuda para se organizar, o Trello pode ser perfeito! O aplicativo ajuda a criar listas de afazeres, o que está em andamento e o que já foi concluído (por exemplo matérias pendentes, conceitos vistos e tarefas que precisam ser entregues).
Para a realização de trabalhos em grupo o Trello também é útil já que através dele você gerencia as etapas a serem realizadas por cada colega: as funções são especificadas para cada membro e é feito um envio de e-mail para todo o grupo quando um usuário cumpre uma tarefa.
4 – Dropbox
Sincronize e tenha sempre seus arquivos com você utilizando o Dropbox. Quando você sobre um arquivo na sua conta ele estará disponível no celular, tablet e desktop, poderá compartilhar com outras pessoas, mesmo elas não tenham conta no Dropbox e também pode acessar de modo off-line fazendo download do arquivo.
Na hora de usar o Dropbox para os estudos, você pode subir fotos das suas anotações, gravar o áudio de aulas importantes ou subir arquivos de e-books e disponibilizar tudo para acessar via celular e de modo off-line para estudar onde estiver.
5 – Dicio
O Dicio é um aplicativo que todos, não só quem está em fase de estudos, deveria ter no seu celular. Ele traz o significado, sinônimos, antônimos e exemplos de palavras, tudo dentro do Novo Acordo Ortográfico.
6 – Aprovado
O aplicativo Aprovado auxilia na administração do tempo de estudos, sendo muito útil para quem tem o tempo contado e muitas matérias para estudar.
Com ele você cadastra as disciplinas que irá ver e pode registrar o tempo que levou com os estudos, assim fica sabendo quanto tempo está se dedicando para cada matéria, sua evolução e suas prioridades.
EXTRA: Semper
Se você é daqueles que gostam de manter a cabeça ativa e aprender coisas novas todos os dias, o Semper é um ótimo aplicativo para ter no smartphone.
Com ele, antes de desbloquear o aparelho ou entrar em um aplicativo, você precisa responder uma pergunta ou resolver um quebra-cabeça. São questões de múltipla escolha e, dando a resposta correta, acontece o desbloqueio.
São questões sobre matemática, conhecimentos gerais, literatura, línguas e outros assuntos que você determina.
E aí, você usa algum desses aplicativos ou conhece outros para indicar? Compartilhe suas dicas nos comentários!
Estamos saindo da época em que a ferramenta de organização de estudos mais avançada era o Excel. Uma excelente ferramenta que cumpriu seu papel, mas que deixa o protagonismo para ferramentas mais “jovens”.
Com estas novas ferramentas os estudos estão cada vez mais otimizados, e os resultados cada vez melhores.
Parabéns pelo post e continue com o bom trabalho!