faceboook

Designer Gráfico: 10 tendências para o profissional em 2021

Quer atuar como Designer Gráfico em 2021? Então Fique por Dentro das Tendências e Novidades da Área para os Próximos Anos!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

O cenário econômico ainda apresenta algumas incertezas para 2021, entretanto um setor que se destacou em 2020 e segue em alta no próximo ano é a atividade do designer

Por isso, acompanhar as tendências do mercado de design gráfico é fundamental para os profissionais que querem se posicionar de forma eficiente nessa área no próximo ano.

Entre as principais tendências para a área em 2021, muitas novidades e até mesmo novas maneiras de encarar a profissão em função das novas tecnologias.

Além de transformações em ferramentas e técnicas, teremos novas formas de trabalhar com as ferramentas já conhecidas.

Quer ficar  por dentro de todas as novidades do setor? Então pare tudo o que está fazendo e confira agora mesmo as principais novidades para design gráfico em 2021.

O que faz um designer gráfico?

O designer gráfico é o profissional responsável por desenvolver principalmente projetos de comunicação visual, como panfletos, logotipos, banners, conteúdos visuais para vídeos, produtos para mídias sociais, sites e e-mails, entre outros.

Além disso, o profissional pode projetar layout para conteúdos impressos, como jornais e revistas ou até imagens para livros. Sendo assim, o designer é capaz de analisar formatos, cores, tipos e tamanhos de papéis, variedade de letras e muito mais para descobrir a melhor maneira de transmitir uma ideia por meio de formas e imagens aos seus clientes.

Durante a vida profissional de um designer ele vai precisar trabalhar com muitos programas e ferramentas, como Photoshop e o Illustrator da Adobe, por exemplo, além de poder investir em diversos setores para atuar, como:

  • moda;
  • joias;
  • mobiliário;
  • equipamentos para indústrias;
  • entre outros.

Então, se o trabalho exige técnica, criatividade, bom gosto estético e muito talento, ele será facilmente desenvolvido por um designer gráfico. 

Além do mais, diante da transformação das formas de compra, vendas e o crescimento da presença digital de empresas nas mídias sociais, cada vez mais o mercado exige profissionais capacitados e técnicos na área.

Sendo assim, quem deseja atuar nesse mercado pode adquirir conhecimento de maneira formal através de um curso técnico ou superior. Agora que você conheceu um pouco mais sobre esse profissional, confira a seguir as tendências do setor para 2021.

10 Tendências de design gráfico que podem te ajudar a se destacar no mercado em 2021

Você que trabalha como designer gráfico precisa estar ligado nas novidades desse mercado para se destacar diante da concorrência e manter o seu negócio atualizado. Afinal, você é o responsável pela comunicação visual de produtos e serviços.

O trabalho de um designer gráfico pode ser feito de diferentes formas, porém as constantes e rápidas mudanças no mercado de comunicação fez com que os profissionais tivessem que aprimorar suas técnicas e conhecimentos para aplicar no mercado.

E como o setor não para de avançar, listamos abaixo as 10 principais tendências para o designer gráfico em 2021. Confira!

  • Paleta de cores neutras

Uma das maiores tendências de design gráfico para 2021 é a paleta de cores. A mudança que vem crescendo no mundo não dá sinais de que vai parar tão cedo.

Sendo assim, aposte em tons pastéis e neutros. Caso você não esteja familiarizado com as cores neutras, elas são cores mais suaves e que são usadas como cores complementares.

  • Realismo 3D e profundidade

As imagens 3D estarão em alta em 2021 e continuarão crescendo nos próximos anos. Sendo assim, você verá muitas composições de design gráfico 3D. Você poderá combinar esses conteúdos com outras realidades, como fotos e objetos bidimensionais.

  • Imagens monocromáticas

Mais uma tendência para 2021 dentro do mundo de design gráfico são os efeitos monocromáticos de cores nas imagens. O que veremos a partir de agora serão conteúdos monocromáticos em fotos e elementos gráficos.

  • Gráficos de dados simplificados

O principal objetivo de qualquer gráfico é facilitar o entendimento de dados complexos. Por isso, com a tendência de gráficos mais simples qualquer um será capaz de compreender uma informação sem muitas explicações.

  • Degradê de cores

Ao contrário da paleta flat color, temos o polêmico gradiente de cores, que é uma tendência para o próximo ano, principalmente em logotipos.

Com esse estilo de paleta de cores veremos uma diminuição nos tons neons. O degradê poderá ser usado mais discretamente e não precisa ser o elemento principal de uma criação. Assim, eles irão funcionar como coadjuvantes aparecendo de forma bem sutil em seus projetos.

  • Minimalismo

O minimalismo segue como tendência ao longo dos anos principalmente para logotipos. O estilo é marcado por meio da redução de informações e cores mais simples e neutras. Sendo assim, o movimento continua ganhando força desde o século XX.

Os elementos do minimalismo são simples e podem ser grandes aliados dos conceitos mais marcantes, já que são facilmente reproduzidos nos dispositivos atuais, facilitando, por exemplo, a atualização de uma marca.

  • Animações

As animações já apareceram neste ano, mas vão nos acompanhar em 2021 também. Animações originais vão ser usadas para transmitir a essência de marcas, campanhas e produtores de conteúdo em 2021. 

Os GIFs continuarão em alta, por isso a aposta é combiná-los com outros elementos gráficos.

  • Elementos e paletas inspiradas nos anos 80

Mais uma tendência do design gráfico para 2021 é a continuação das paletas e elemento das décadas de 80 e 90.

Sendo assim, veremos um design cheio de misturas entre o retrô e o moderno, com cores chamativas, brilhantes e diversos padrões geométricos.

  • Logotipos adaptáveis

Com a necessidade de sites responsivos para proporcionar a melhor experiência ao usuário, com os logotipos e conteúdos gráficos isso não será diferente. Por isso, eles precisam ser desenvolvidos para serem usados e suportados em diferentes dispositivos, assim, logotipos e conteúdos precisam ser adaptáveis.

Dessa forma, essa adaptação está entre as tendências de design gráfico para 2021 devido ao grande acesso dessas redes e mídias por meio de celulares e dispositivos móveis.

  • Posts carrossel 

Em 2021 os posts carrossel seguem em alta nas mídias sociais. Essas imagens são compartilhadas principalmente no Instagram ou no LinkedIn, redes que suportam esse estilo de imagem, e tratam-se de posts que funcionam como uma espécie de “álbum”, nos quais é possível inserir diversos itens num mesmo post.  

Conclusão

Como vimos neste texto, existe um número enorme de tendências e possibilidades para quem atua na área de design gráfico no próximo ano, por isso os profissionais designer gráficos devem investir em conhecimento e técnica para acompanhar as tendências do setor.

Desse modo, essas novidades podem impactar diretamente a experiência do usuários de maneira negativa ou positiva. 

Por isso, é importante lembrar que nosso objetivo é gerar valor, aumentar engajamento e simplificar a vida desses usuários para que sua experiência seja sempre positiva. Portanto, aperfeiçoar-se para estar à frente é essencial.

Quer saber mais sobre a profissão de designer gráfico? Então baixe nosso e-book e tenha acesso a um guia completo da profissão com tudo o que você precisa saber!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!