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Gamificação: a evolução do mercado digital

Saiba o que é a gamificação, como ela funciona e os benefícios que ela pode trazer para você ganhar e engajar seus clientes e usuários.

Autor: Redação Impacta

Quando você lê o termo gamificação, o que passa pela sua mente?

Posso apostar que você pensou em games, e a ideia é exatamente essa! Por isso, por mais que a palavra pareça estranha à primeira vista, com certeza, mesmo que intuitivamente, você tem alguma noção do que ela significa.

No post de hoje você vai entender, de fato, o que é a gamificação, como ela funciona e os benefícios que ela pode trazer. Confira!

Gamificação leva elementos dos jogos para engajar clientes

Mas, afinal, o que é gamificação?

De forma bastante simples, podemos dizer que gamificação é o uso de elementos de jogos usados em contextos que não são propriamente do mercado de games, como no design e desenvolvimento de aplicações, por exemplo.

Quem nunca propôs a brincadeira “vaca amarela” para uma criança em uma situação em que fosse necessário silêncio? Ou, ainda, quem nunca brincou de pular as rachaduras do chão para a volta para a casa ficar mais divertida? Basicamente, gamificação é isso!

É aplicar dinâmicas e mecânicas de jogos em situações diversas, para estimular e engajar pessoas em algum tipo de função.

Por mais que esse termo pareça bastante moderno, a ideia de levar métodos motivacionais dos jogos para outros ambientes surgiu na década de 1970. Porém, hoje as técnicas de gamificalção estão muito mais apuradas, a base é bem acessível e dá muito certo por um motivo bastante simples: as pessoas gostam de jogar! Jogando nós nos sentimos empolgados e motivados!

Como funciona a gamificação?

Atualmente, é muito difícil manter uma pessoa focada em alguma coisa. Principalmente no mundo virtual, onde a oferta de entretenimento e informação é enorme e, se não houver um “algo a mais”, a atividade que está sendo feita rapidamente deixa de ser interessante.

A gamificação funciona como este “algo mais” que faz com que a pessoa permaneça focada e entretida em determinada atividade. As estratégias mais utilizadas são as baseadas em recompensas, como medalhas, placar de líderes, troféus e etc.

Para entender como a gamificação pode ser ampla e aplicada em vários contextos é necessário conhecer alguns princípios

O preceito básico é motivar o usuário, fazendo com que ele encontre um sentido extra na tarefa que está executando e se sinta estimulado a fazer melhor.

Nada é mais estimulante do que saber que você será recompensado por executar bem determinada tarefa, e é exatamente nesse ponto que a gamificação faz sentido!

Mas, para ser eficaz, o sistema deve apresentar características como:

  • ser divertido;
  • conter objetivos claros;
  • incentivar interações;
  • estimular a competição saudável;
  • levar em conta o aprendizado;
  • pensar na expressão particular de cada participante;e
  • ser desafiador.

Quais são os benefícios?

A essa altura, você já deve ter percebido que a gamificação pode ser aplicada em diferentes segmentos como empresas, marketing e vendas, educação corporativa, treinamentos, recursos humanos, gestão de pessoas, gerenciamento de tarefas, programas de fidelidade e etc.

Portanto, um dos maiores benefícios da gamificação é a amplitude do seu alcance.

Outro benefício é o engajamento dos participantes. Como o objetivo é fazer com que as pessoas se divirtam e se sintam estimuladas a fazer as tarefas que elas já têm que fazer, elas acabam fazendo da melhor forma!

Isso aumenta o interesse pela atividade e estimula novos aprendizados. Com os colaboradores incentivados, a empresa ou organização que adota esse sistema passa a ter previsões efetivas de sucesso.

Técnicas de gamificação ajudam a chamar atenção e engajar seus clientes

Qual o futuro da gamificação?

Hoje em dia o mercado já entendeu que é muito mais lucrativo engajar consumidores utilizando programas eletrônicos do que com programas de pontos que viram prêmios, como milhagens, por exemplo. Por isso, a tendência é que os sistemas de gamificação fiquem cada vez mais tecnológicos e insiram o usuário no mundo virtual.

Um bom exemplo disso é o aplicativo de localização social Foursquare, que induz o usuário a ir várias vezes a um mesmo estabelecimento para virar “prefeito” do local e ganhar descontos em seus produtos.

Levando em consideração as vantagens do uso desse sistema – um perfil de consumidor cada vez mais propício e as possibilidades tecnológicas – é possível imaginar um panorama bem favorável para o mercado da gamificação.

Em suma, gamificação é coisa séria! A implantação desse sistema, seja para arrebanhar mais clientes ou para motivar funcionários, tem sido cada vez mais interessante, afinal, ganhar benefícios reais divertindo-se como no videogame é bem mais legal do que passar de fase!

Ainda tem dúvidas sobre a estratégia de gamificação? Deixe um comentário e confira também o nosso artigo com tudo que você precisa saber para desenvolver games para crianças!

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