Graduação a distância: vale a pena fazer?

Escolher Como, Onde e o que Estudar ao terminar o Ensino Médio não é fácil. Mas a Graduação a distância vem Crescendo e Oferece boas Oportunidades. (...)

Autor: Redação Impacta

Uma das decisões mais difíceis na vida profissional de qualquer pessoa precisa ser tomada logo após o término do Ensino Médio, pois geralmente é nessa hora que temos que escolher qual carreira seguir. 

Não se trata mais de escolher apenas o curso de graduação preferido, mas em qual instituição quer se formar e – também – a modalidade de como você quer estudar! 

Nesse contexto, o ensino a distância vem se tornando uma possibilidade cada vez mais interessante, oferecendo vantagens e preços mais acessíveis, encurtando distâncias e atraindo estudantes de todo Brasil. 

Com o período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, alunos de todo o mundo tiveram que se adaptar ao ambiente EAD, fazendo aulas e atividades online e experimentando as vantagens e desvantagens do formato.

Muita gente se adaptou muito bem, porém outros estudantes ainda encontram dificuldades e, principalmente, têm dúvidas sobre continuar em uma Graduação a Distância. Para te ajudar nessa escolha, separamos os prós e os contras de estudar online. Confira com a gente!

O crescimento da Graduação Online

Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo MEC em 2019, o número de alunos ingressantes em cursos de graduação a distância é cada vez maior, mantendo a variação positiva no número total de alunos matriculados mesmo com diminuição no cenário presencial.

De 2017 para 2018, por exemplo, a modalidade EAD teve um crescimento de 27,9%, enquanto que nos cursos presenciais houve queda de -3,7%. 

Já quando analisado a década, entre 2008 e 2018, o número de alunos matriculados em cursos de Ensino Superior online praticamente triplicou, representando um aumento de 196,6%

Além disso, ainda segundo o levantamento do INEP, não foi só o número de matrículas que vem evoluindo, mas também a participação dos alunos nas aulas EAD. 

Para se ter uma ideia, em 2008 a taxa de participação dos alunos matriculados em cursos de graduação a distância era de apenas 19,8%, já em 2018 essa taxa foi para quase 40%.

Isso tudo sem contar o evidente crescimento de todo o cenário de aprendizado online que vivenciamos devido à necessidade de distanciamento social e suspensão das aulas presenciais.

A tendência, portanto, é que cada vez mais Instituições de Ensino Superior invistam na modalidade EAD, aproveitando as vantagens da tecnologia para levar conhecimento e a experiência da sala de aula para qualquer lugar.

Por outro lado, os alunos já estão mais acostumados aos desafios de aprender online e devem buscar ainda mais as opções de graduação a distância.

Mas se você ainda está cheio de dúvidas, calma que é normal. Talvez acompanhando a nossa lista de prós e contras, sua decisão fique um pouco mais fácil. Confira a seguir!

As vantagens de fazer uma Graduação a distância

Como já falamos um pouco acima, o ensino a distância foi a solução encontrada pelas faculdades para manter a rotina de estudos mesmo com a necessidade de isolamento. Mas os benefícios do EAD vão além desse período, digamos mais emergencial. Confira:

Otimização do tempo

Essa é, sem dúvidas, uma das vantagens mais claras do ensino online, já que o aluno não precisa se preocupar com o tempo necessário no deslocamento até a faculdade e pode organizar seus horários com muito mais facilidade.

Não é à toa que essa opção de graduação é cada vez mais procurada por quem tem uma rotina corrida de trabalho e deseja mais flexibilidade para estudar.  

Além disso, mesmo no caso de aulas transmitidas em tempo real – como muitos cursos EAD estão fazendo – atualmente as atividades online podem ser agendadas e visualizadas com antecedência.

Isso permite aos alunos organizar a rotina de estudos de acordo com a disponibilidade de cada um.

Economia financeira

Na maioria dos cursos na modalidade de ensino a distância os valores são mais acessíveis do que as mesmas opções no modo presencial. Na Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Impacta por exemplo, a diferença entre a mensalidade do curso EAD e Presencial pode chegar a R$390

Geralmente a graduação a distância é mais acessível porque permite que a instituição diminua custos operacionais com infraestrutura de salas de aula e energia elétrica, por exemplo.

Mas não é só nos valores pagos para a Faculdade que os estudantes fazem economia, já que serão reduzidos também os custos de locomoção, alimentação e material didático, por exemplo. 

Conforto e Segurança

Mesmo com as medidas de proteção necessárias para a retomada das aulas presenciais e a possibilidade de vacinação, muitos estudantes ainda devem optar pelo EAD pensando na segurança.

Por isso, outra vantagem do ensino online muito valorizada nos tempos atuais é a segurança e a comodidade de poder aprender de qualquer lugar. 

Além da praticidade de não ter que sair de casa, montando um ambiente de estudos adequado, o aprendizado pode ser até mais eficiente e focado!

Com os avanços da modalidade, hoje os cursos de graduação online permitem ambientes colaborativos e interativos, simulando a experiência da sala de aula e diminuindo a sensação de distanciamento entre alunos e professores.

Ok, já vimos que o Ensino Superior a distância tem inúmeras vantagens, mas e os contras? Veja a seguir!

Graduação a distância: Por que não?

Ainda que traga vários benefícios, como listamos no tópico anterior, o ensino a distância tem algumas características que podem ser consideradas como desvantagem para alguns estudantes. 

Maior autonomia

Qualquer estudante que queira se destacar no mercado hoje em dia precisa desenvolver autonomia. Afinal, a pro-atividade é fundamental para ter maior engajamento nos estudos e cumprir as tarefas do curso.

Porém, no caso do ensino a distância, essa autonomia é ainda mais relevante para garantir que a rotina e a participação nas aulas de modo que o aprendizado seja o mais efetivo possível.

Assim, pessoas que não estão tão habituadas a desenvolver e a concluir tarefas de modo autônomo podem ter maiores dificuldades em uma graduação a distância. 

A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar também com isso. Algumas soluções como o Google Classroom, ajudam na organização e engajamento dos alunos, permitindo acompanhar as atividades, criar lembretes e estipular metas de estudos.

Menor interação social

Em cursos no formato presencial, a interação do estudante com os colegas de turma é quase que instantânea e necessária. Já na modalidade a distância, nem sempre essa socialização é tão natural.

Porém, a maioria das Graduações EAD atualmente tentam trazer essa interação para o meio digital, seja com a criação de grupos da turma em canais sociais, via chats, aulas ao vivo em plataformas como Zoom, trabalhos compartilhados ou mesmo fóruns.

Há ainda os cursos que são online, mas realizam alguns encontros presenciais, seja para aulas práticas, laboratórios, eventos ou apenas para incentivar o networking e a socialização entre os alunos. 

Muito bem, já vimos vantagens e desvantagens e entendemos porque o ensino superior EAD está cada vez mais nas graças de alunos, ajudando a formar profissionais essenciais para o mercado brasileiro. 

Agora, só resta saber como escolher onde fazer sua graduação online, não é mesmo?

graducao_onlineComo escolher a sua Graduação a distância?

Em 2020 muitos estudantes perceberam que escolher uma Faculdade que garanta o acesso ao aprendizado mesmo em situações adversas, como a necessidade de aulas a distância, faz muita diferença para não perder tempo e dinheiro e manter a rotina de estudos.

Por isso, mesmo que a preferência seja por fazer uma graduação presencial, saber que a instituição possui infraestrutura, tecnologia e, principalmente, a organização capaz de garantir o ensino a distância é essencial.

Veja as dicas para acertar nessa importante escolha: 

1 – Conceito no MEC

Assim como os presenciais, os cursos de Graduação a distância em Instituições de Ensino Superior também precisam ser reconhecidos pelo MEC para ter validade de formação superior.

E as faculdades EAD são avaliadas segundo os mesmos critérios e com o mesmo rigor dos cursos presenciais. Por isso, saber os notas de avaliação da instituição em critérios como ENADE, CPC e IGC é essencial para saber a qualidade do ensino.

2 – Corpo docente

São os professores que garantem a qualidade da formação de um aluno, afinal é ele quem passa o conhecimento e acompanha a evolução do aprendizado, além de tirar dúvidas sobre a carreira e área de atuação.

Por isso, conhecer quem são os profissionais da área acadêmica do seu curso é fundamental para garantir uma boa escolha da graduação a distância. 

A dica é dar uma olhada no currículo, valorizando profissionais que atuam no mercado e possuem experiência acadêmica, podendo procurar ainda as opiniões e relatos de alunos desses professores e coordenadores. 

3 – Reconhecimento no mercado

Saber se o seu curso e faculdade são bem reconhecidos bem empresas pode ser fundamental, pois pode ser determinante para as oportunidades da vida profissional.

Procure por instituições que são valorizadas no mercado em que pretende atuar, podendo analisar as parcerias e projetos que cada faculdade tem relacionada à empregabilidade.

4 – O que dizem os alunos?

Hoje em dia é muito difícil comprarmos qualquer coisa sem antes procurar opiniões de clientes e ex-clientes, não é mesmo? Na hora de escolher uma graduação a distância isso não seria diferente!

A boa notícia é que procurar os relatos e opiniões de alunos e saber quem são os ex-alunos de determinada instituição ficou muito mais fácil com as redes sociais. 

No LinkedIn, por exemplo, é possível visualizar onde trabalham os alunos formados em uma Faculdade.

Além de analisar a carreira dos ex-alunos, também é importante ouvir o que dizem os alunos atuais, inclusive para saber como funcionam as aulas e o ensino durante período difíceis, como na quarentena.

E aí, o que acho do nosso guia sobre graduação a distância? Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários que teremos prazer em te responder! 

Enquanto isso, não deixe de conferir o nosso Guia Gratuito com Tudo o que você precisa saber para escolher o curso superior ideal!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!