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Um Guia com os melhores recursos para Web Design

Oferecer um boa experiência ao usuário é fundamental para qualquer site. Separamos as melhores dicas e recursos para web design aqui, confira!

Autor: Caio Nogueira

Não é nenhum segredo que o mundo do web design está cheio de artigos de opinião, ferramentas e blogs, mas peneirar todo o conteúdo em busca das melhores dicas e recursos pode ser uma tarefa bastante desagradável.
É por isso que criamos uma lista com os melhores recursos de web design, para que você não perca tempo buscando e sim estudando. Apresentamos de forma objetiva um material completo para te ajudar na criação de sites
Como uma marca pode ser reforçada através de cores e fontes? Como o vídeo deve ser usado em um site? Como posso me juntar ao mundo moderno e criar sites responsivos? Toda a informação que você precisa está bem aqui.
Divirta-se!

O Guia com os melhores recursos para Web Design de 2018

Como escolher fontes para retratar e reforçar sua marca

Fontes podem realmente fazer a diferença no design do seu site, deixando ele incrível ou totalmente assustador. Uma ótima fonte é uma oportunidade para reforçar uma marca e até mesmo influenciar a experiência do usuário de um site. É por isso que elas precisam ser escolhidos com sabedoria.
No entanto, a fonte em si é apenas metade da batalha. Na verdade, o importante é a maneira que você usa a(s) fonte(s). Usar várias fontes que funcionam bem juntas em um site pode ser uma maneira fantástica de reforçar a consistência, a identidade e uma estética atraente.
Estes são os melhores recursos para ajudá-lo com tudo, desde a escolha de fontes até a forma como você pode aplicá-las com sucesso em um site.
RECURSOS
»As fontes do Google fornecem milhares de opções e facilitam o teste da sua copywriting para ver qual é a melhor correspondência.
»Sentindo-se sobrecarregado com opções? Aqui está uma coleção com curadoria das 40 melhores fontes do Google.
»Antes de escolher uma fonte, leia estas dicas úteis sobre como tomar uma decisão de fonte informada.
 

»Se escolher um par de fontes parecer intimidador, aqui estão 7 ferramentas gratuitas para facilitar sua decisão.

Como escolher e usar as cores

Semelhante às fontes, as cores têm um enorme impacto sobre o design de um site ou projeto web. Há muito mais em relação às cores do que apenas escolher e combinar tons para compor o design do seu site.
As cores podem estar ligadas às emoções e às decisões de compra. Combinações também podem dar uma aparência única, uma identidade, consolidando e fazendo com que a sua marca seja lembrada e associada a diversas coisas.
Abaixo você poderá conferir uma lista com os melhores recursos para estudar e encontrar uma paleta de cores que atenda aos objetivos do seu projeto.
RECURSOS
»O Color CC da Adobe permite que você insira uma cor principal e para gerar opções fantásticas de paleta de cores prontas para usar.
»Procurando uma nova paleta de cores? Use esta ferramenta e aperte a barra de espaço para randomizar algumas opções. Você também pode inserir as cores da sua própria marca!
»Escolha suas duas cores favoritas que essa ferramenta gera paletas de cores.
»Não sabe por onde começar? Esta é a maneira mais fácil (e divertida!) de gerar uma paleta de cores.

»Use o wiki de design do Canva para aprender tudo sobre os significados por trás das cores e descobrir ótimas combinações

Funciona para todos: como o design responsivo retém os usuários em seu site

Web design responsivo não é apenas importante, é totalmente necessário nos dias de hoje. Um site que não forneça a mesma qualidade de experiência do usuário em todos os dispositivos, certamente irá frustrar boa parte dos visitantes. Muitos dizem que é melhor você não ter um site no ar do que ter um site que não seja responsivo, isto é, que não se adapte à smartphones e tablets.

Aqui você encontrará alguns recursos que definem o design responsivo e explicam porque é crucial a criação de sites responsivos.
»Uma descrição de alto nível de web design responsivo e a teoria por trás dele (Wikipedia).
»Uma explicação técnica do Google sobre o design responsivo da web e como ele funciona.
»Um cliente está pedindo para você criar um aplicativo? Veja porque um site responsivo é o que eles realmente precisam.
Desenvolvimento Mobile: como se adequar para ficar responsivo

»Uma lista de estatísticas que demonstram a importância do design da Web responsivo.

Como escrever uma copywriting da web

Se você está mergulhando no mundo do Web Design, pode ficar tentado a ignorar a importância do copywriting. Não fazer uma boa copy pode fazer com que o seu site bonito seja totalmente ineficaz. Ele pode ser usado para dar vida a uma marca, fornecer clareza sobre um produto, ofertar um serviço ou demonstrar evidências de casos de sucesso.
Ah, e se você quiser que seu site fique bem posicionado no Google, você definitivamente precisa planejar uma boa copy para seu site.
Com isso em mente, sua abordagem para copywriting não pode ser tratada como algo trivial. Assim como o design e a experiência do usuário, as estratégias de copywriting devem ser estratégicas e baseadas em dados e comportamentos. As ferramentas abaixo fornecerão tudo o que você precisa saber para começar.
RECURSOS
»20 dicas para aprender os conceitos básicos de copywriting.
»Ótimos exemplos de copywritings versus copywritings ruins.
»Mais alguns exemplos de boas copywritings com explicações de porque elas funcionam.

»Quer que seu site apareça no Google? Confira esta lista de dicas de SEO para fazer textos incríveis

Como aumentar o envolvimento usando vídeos

Os vídeos têm a capacidade exclusiva de adicionar uma nova dimensão a um website. As pessoas reagem mais favoravelmente ao conteúdo de vídeo do que ao conteúdo escrito, estão lendo menos textos e assistindo mais vídeos e conteúdos interativos. Além disso, é muito importante variar o tipo de mídia para que você consiga cercar todo tipo de usuário, os que preferem ler e os que preferem ver/ouvir.
Em sites que têm conteúdo em vídeo, é importante pensar primeiro sobre o objetivo do vídeo antes de lançá-lo. Por melhores que sejam, eles devem ter um propósito.
Saiba como usar vídeos nos sites com os recursos abaixo:
RECURSOS
»Aqui está o essencial para criar um vídeo explicativo.
»Precisa de alguma inspiração? Aqui estão alguns sites incríveis que incorporam vídeos.
»27 estatísticas que comprovam a eficácia do vídeo.
»Estatísticas mais convincentes sobre as vantagens do vídeo.
»Curioso sobre fundos de vídeo? Aqui está tudo que você precisa saber.

Como obter mais leads com CTAs bem posicionados

Um CTA ou Call to Action é uma ferramenta que deve estar presente em todos os sites. É essencialmente a parte do site em que você precisa convencer as pessoas a fazer uma determinada ação.
Aqui está um ótimo material sobre o que é uma chamada para ação e como criar uma. A lista também inclui uma grande pesquisa sobre o que tende a funcionar e o que não.
RECURSOS
»Call to Action: tudo o que você precisa saber
»Dicas e técnicas para criar um call to action eficaz.
»15 exemplos fenomenais de grandes CTAs.
»Onde a pesquisa diz que as CTAs do seu website devem ser colocadas.
»13 hacks de CTA fáceis e acionáveis.

Inspiração para um Web Design Profissional (a parte divertida)

Para ter sucesso no desenvolvimento de sites ou aplicativos, ter referências para se inspirar é fundamental. Afinal, maneira mais fácil de superar o bloqueio criativo é encontrar inspiração. Muitas vezes você está travado em uma determinada parte do seu projeto e tudo que precisa é ver outros projetos já concluídos para abrir sua mente e te dar ideias inovadoras. Lembre-se, pegar referências não é cópia, é inspiração.
Aqui está uma lista muito bacana para você buscar inspiração para criar seus sites e projetos de Web Design.
RECURSOS
» Awwwards
» Behance
» Dribbble
» Inspiração de Web Design
» Site Inspire
» Melhor Galeria de Sites
» Webflow Showcase

Considerações Finais

Web Design responsivo não é mais uma opção, é uma necessidade!
Pelo fato do acesso à internet através de dispositivos móveis ser superior ao Desktop (em muitos casos) é essencial caprichar na responsividade. Estamos conectados a todo momento e o imediatismo é a palavra de ordem da vez.
Pense assim, um site que não é otimizado para mobile provavelmente demorará mais para carregar no celular, visto que grande parte do público está em uma conexão limitada 3G ou 4G. Isso possivelmente aumentará suas taxas de bounce rate de modo que seus visitantes abandonarão seu site mais rapidamente (ou talvez nem esperem carregar inteiro).
Por isso, quem trabalha com criação de sites e desenvolvimento web não deve somente pensar se o layout vai “encaixar” nos dispositivos móveis e sim em como podemos contribuir para a experiência do usuário e fazer com que ele queira ficar o maior tempo possível no site.
E lembre-se: de nada adianta ter um site totalmente responsivo e esteticamente agradável, se o seu conteúdo não for envolvente e de qualidade. Além disso, é muito importante que você também apresente suas ideias com diferentes formatos de mídia (texto, imagem, vídeo e áudio).
Porque ao invés de escrever um artigo você não grava um entrevista em vídeo ou em áudio? Porque ao invés de fazer um vídeo, você não posta um infográfico? Esse tipo de variação além de ser benéfico para SEO, também é uma ótima forma de conquistar os mais diferentes tipos de usuários.
Por fim, não esqueça de usar botões call to action de maneira inteligente. Um artigo, vídeo ou infográfico que não possui nenhum call to action não será eficiente em termos de negócios. É essencial que você mostre ao usuário qual ação ele pode tomar após consumir seu conteúdo. Um call to action também pode ser para linkar um artigo do seu site com outros conteúdos seus, fazendo um link building interno importante para melhorar performance de SEO, por exemplo.
Acredito que após esse breve manual, você já consiga separar muitos links importantes para ser um webdesigner mais completo. Continue sempre estudando e se atualizando e caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário abaixo, leia outros artigos do Blog da Impacta e inscreva-se em nossos cursos presenciais ou online!
“Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, ex-aluno Impacta, co-fundador e desenvolvedor de sites WordPress na empresa UpSites Digital. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e tocar violão.”

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