Jornada do consumidor: o primeiro passo para aumentar seus resultados!
Entender a Jornada do Consumidor é o Primeiro Passo para Criar Estratégias e Ações para Trazer Resultados ao Negócio. Saiba Mais no Artigo!
Autor: Ideal Sales
Para que uma empresa alcance o consumidor de forma impactante e eficiente, é necessário o uso de muitas estratégias. Esses esquemas e formas permitem que as vendas sejam alavancadas e a lucratividade aumente. Nesse sentido, considerar ações como a própria jornada do consumidor e suas interações se torna crucial.
Isso significa que, para que a estratégia chegue ao público, é preciso adaptar aos mais diferentes perfis de consumo, e este processo é conhecido como a jornada do cliente ou do consumidor.
Portanto, toda empresa que queira vender mais precisa integrar os dados do cliente, o que pode ser feito por meio de ferramentas de CRM, ao perfil do público analisado durante sua jornada de compra.
Por isso, no presente artigo abordaremos o que é essa jornada e formas de como analisar e estruturar esse trajeto de compra. Afinal, sabendo disso, será possível potencializar as vendas, contatos e campanhas.
O que é a jornada do cliente?
É definida como jornada do cliente todo o caminho que o seu público ideal percorre até a compra. Assim, do primeiro contato, que é a descoberta, passando pela identificação e em seguida pela compra, é chamada de jornada.
Com isso, todos os pontos de contato entre a marca e o cliente fazem parte da estratégia de marketing, podendo acontecer tanto de forma online como offline (demandando apenas a adaptação para mensuração de resultados).
A jornada de compra é sempre uma relação entre expectativa e interesse, de modo que as estratégias sejam melhor organizadas para o fechamento do negócio.
No tópico abaixo abordaremos sobre as etapas da jornada do consumidor e a sua importância para o aumento de vendas, seja de produtos ou software de vendas.
As etapas da jornada do consumidor
Entender qual caminho seu cliente percorre até a compra permite identificar o que fazer em cada etapa para que esse cliente passe pelo funil de vendas de forma bastante eficiente.
Cada etapa possui suas próprias abordagens e desafios que precisam ser conhecidos.
Abaixo abordaremos as características das etapas necessárias para a jornada do seu consumidor.
- Aprendizado e descoberta
A primeira etapa da jornada é quando o cliente descobre sua marca e a solução que apresenta.
De modo geral, neste momento o consumidor não procura, necessariamente, por um produto ou solução, mas temas relacionados ao seu problema/dor – reconhecendo os primeiros passos e opções para solucioná-los.
Por esse motivo, nessa etapa, as empresas trabalham com marketing de conteúdo, de modo a entregar um material rico para o cliente. Ou seja, a marca atua com um conteúdo que ensina sobre determinado assunto que se relaciona ao problema que visa solucionar.
Assim, conforme o público se aprofunda no tema ao ler sobre todos os conteúdos, pode querer fechar negócios com a sua empresa. Os conteúdos dessa etapa estão na retirada de dúvidas iniciais sobre como resolver questões relacionadas ao serviço e produtos que oferece, como abordado.
Com isso, a persona (cliente ideal), se aproxima da marca e adquire confiança no que ela propõe, devido a expertise no tema e valores que apresenta.
Cada empresa trará conteúdos únicos e que englobam seus públicos.
Para se ter uma ideia de como se dará o processo, imagine que uma distribuidora de bebidas pode ter em seu marketing de conteúdo publicações que atendam:
- Revendedores lojistas;
- Outros distribuidores;
- Revendedores individuais;
- Consumidores finais.
Assim, os conteúdos produzidos deverão se direcionar a atender as necessidades diferentes de cada um desses nichos, abordando em conteúdos diferentes estratégias para atrair consumidores ou ainda os benefícios que uma bebida traz para o consumidor.
Alguns conteúdos para essa etapa são vídeos explicativos e educativos em redes sociais ou mesmo posts em blogs.
- Reconhecimento
O segundo estágio da jornada do cliente é quando este reconhece que a sua solução é a resposta para a demanda dele.
É neste sentido que a estratégia de marketing precisa ter conteúdos mais direcionados, mais completos e com um valor mais significativo para direcioná-lo a efetuar o contato.
Um exemplo de conteúdo que pode ser entregue ao cliente nesse momento são e-books, dicas “especiais” e as publicações em blogs voltadas para atender essa demanda.
Isso porque essas estratégias e conteúdos possibilitarão contatos mais próximos com o público.
- Decisão de compra
A decisão de compra é a etapa final, quando o consumidor recebe o conteúdo da marca propriamente dito. Aqui, o cliente já se torna um prospect, ou na linguagem do marketing digital, um lead.
Neste momento, o conteúdo pode vir com o nome da empresa e histórico da empresa, produtos e serviços específicos, comentários de clientes e, em alguns casos, menção ao valor.
Aqui é quando este lead é convertido, ou seja, o cliente está decidindo/efetuando o processo de compra.
Neste caso, estratégias para compreender o processo de check-out no site também é importante para a efetivação da contratação de serviço ou compra do produto.
O final da jornada
Na prática, a jornada do cliente nunca termina, principalmente quando o lead é convertido.
O objetivo é a busca pela satisfação e fidelização do cliente e, desse modo, algumas práticas podem ser aplicadas para estreitar o vínculo com a marca e otimizar custos e lucros.
Dentre as ações é possível ressaltar:
- Implementação de pós-vendas;
- Humanizar todo o atendimento;
- Criar programas de fidelização dos clientes;
- Oferecer comunicações omnichannel.
Conhecer qual etapa da jornada seu cliente está é fundamental para a criação de estratégias certas e que impactam diretamente o lead, convertendo em vendas de alta qualidade.
Para que a jornada do cliente seja feita de maneira correta e otimizada, é possível investir em algumas ferramentas e estratégias como a automação de marketing, gerenciamento de clientes e busca por palavras-chave para a otimização como o SEO – Search Engine Optimization.
Assim, compreendemos que para uma venda eficiente, segura e qualitativa, é preciso conhecer a jornada do cliente e suas principais características.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.
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