Cidade de Liverpool pretende inspirar geração de criadores de videogames
Novo esquema espera estimular os jovens a deixar de jogar videogames e passem a criá-los
Autor: Redação Impacta
Os ‘GameChangers’ do prefeito de Liverpool, Steve Rotheram, combinariam o “poder criativo” dos estúdios, a “experiência dos provedores de educação” e a “orientação da educação profissional” para desenvolver “novos caminhos de aprendizagem, parcerias, oportunidades de financiamento e formas de trabalhar em toda a região “.
Rotheram disse que quer “apoiar a próxima geração de criadores de videogames [e] nutrir sua imaginação e novas ideias”.
Ele acrescentou que também permitirá à região “levar uma das nossas indústrias de crescimento mais rápido para o próximo nível”.
Para Owen Leiper, esse compromisso não pode acontecer em breve.
LEIA TAMBÉM: Confira 5 dicas para entrar no mercado de games
O jovem de 22 anos está se formando em design de jogos e arte no City of Liverpool College.
Ele disse à BBC Politics North West que chegou a esse estágio sozinho, porque na escola “não recebeu nenhuma indicação ou ideia de que esta era uma carreira viável”.
Leiper acrescentou: “Só soube disso quando terminei o ensino médio e então… entrei no assunto com pouca escolaridade”.
O colega estudante Daz Blundell disse que teve uma experiência semelhante.
“Teria ajudado muito se as escolas primárias e secundárias distribuíssem o tipo de conhecimento que as faculdades e universidades estão divulgando”, disse o jovem de 20 anos.
Os líderes da indústria apoiaram a ajuda devido a preocupações com a escassez de competências na indústria em expansão.
Avalanche Studio Group é um desenvolvedor e editor internacional. Possui um estúdio em Liverpool, além de locais semelhantes na Suécia e nos Estados Unidos.
A gerente local da empresa, Alison Lacy, é copresidente da iniciativa regional.
Ela disse que o GameChangers foi criado depois que “um grupo de desenvolvedores [se reuniu] com os mesmos desafios em torno de habilidades”.
LEIA TAMBÉM: Processo de produção de Jogos Digitais – Impacta Game Hour
Além disso, o esforço da iniciativa para trazer conhecimento sobre a produção de jogos em uma idade jovem poderia ajudar a resolver esse problema, introduzindo “habilidades básicas de codificação” no nível primário.
Sua empresa já se comprometeu a trabalhar com talentos locais desde tenra idade, assim como seus colegas desenvolvedores D3T, Lucid Games, Ripstone, Scenegraph Studios, Skyhook Games, Universally Speaking, Firesprite e Wushu Studios, juntamente com instituições educacionais e de caridade como Next Gen Habilidades e a Fundação LFC.
O copresidente da GameChangers, Jamie Brayshaw, também é chefe de marketing e parcerias da Ripstone.
Ele disse que recrutar pessoas “com as habilidades certas” tem sido um desafio e “uma parte fundamental disso são as oportunidades para as pessoas aprenderem as habilidades certas na escola”.
Ele disse que ser capaz de “adicionar habilidades digitais à mistura da escola” e dar aos conselheiros de carreira a chance de oferecer “conselhos fantásticos” seria extremamente útil.
O centro de carreiras da região da cidade de Liverpool está liderando a entrega de GameChangers.
Michelle Dow, diretora administrativa da All About STEM, disse que a colaboração foi “absolutamente fundamental” para o sucesso da iniciativa.
Ela disse que a sua organização, que trabalha com os sectores empresarial e educacional para realizar projectos dirigidos aos jovens, é a “geleia na sanduíche” crucial.
“Somos o tradutor entre as escolas e a indústria para garantir que a mensagem em torno da indústria dos jogos seja traduzida na linguagem certa para professores, jovens e pais”, disse ela.
De volta ao City of Liverpool College, Scott O’Leary, de 18 anos, está esperançoso de que o projeto será um sucesso e que seu futuro estará na indústria de jogos.
“Há muitas empresas em Liverpool e é um negócio em expansão, então mais entrarão”, disse ele.
Fonte: BBC UK
Deixe o seu comentário!