Microsoft Research apresenta novos projetos
Microsoft Research apresenta quatro projetos que prometem melhorar a interação de usuários com dispositivos de computação, como os tablets e smartphones(...)
Autor: Bruno Saes
As principais empresas de tecnologia do mundo querem estar sempre na dianteira, apresentando novidades e conceitos que cheguem para mudar a vida de seus clientes. Para isso, são criados os centros de pesquisas, fomentando as novas ideias.
A Microsoft criou a sua divisão de pesquisas, Microsoft Research, em 1991, reunindo profissionais de diversos setores sempre com o objetivo de melhorar e facilitar a vida dos usuários. Nos últimos anos, a divisão esteve focada em trabalhar na forma como as pessoas interagem com dispositivos de computação, como os tablets, smartphones e até games.
Agora algumas dessas novidades começam a ser divulgadas e impressionam, apesar de não ter a garantia do lançamento, prometendo revolucionar esse ramo do mercado.
Veja alguns dos projetos elaborados na Microsoft Research:
Comando por Gestos
Uma das novidades apresentadas promete mudar a maneira como acessamos os conteúdos de nossos smartphones e tablets atualmente. Sem a necessidade de tocar na tela do aparelho, o novo conceito permite a interação por gestos utilizando a câmera do eletrônico.
A ideia não excluiria a função do touch, mas ampliaria as interações podendo executar funções adicionais enquanto usamos o touch-screen.
Veja a demonstração no vídeo:
FlexSense – Película Transparente para Tablet
A FlexSense trata-se de uma fina película transparente que permite diversas possibilidades de interação com o tablet. A película flexível utiliza finos sensores, permitindo que o um software detecte interações como formato, movimento e deformação.
A FlexSense seria usada junto com aplicativos para diversos objetivos como, por exemplo, na edição de fotos, em que um movimento de descascar a película poderia remover automaticamente os efeitos de um filtro.
Para entender melhor como funciona a FlexSense, veja o vídeo com alguns exemplos de utilização:
RoomAlive – sua casa como cenário de jogo
O mundo dos games também é alvo de pesquisas e testes, já que o ramo cresce cada dia mais e também exige sempre novidades. Nesse cenário, a Microsoft aposta na realidade virtual para manter o seu Xbox sempre atualizado.
O RoomAlive é um projeto de imersão total no game, em que o jogador passa a ter o cenário do jogo em sua própria sala, podendo interagir com inimigos que apareceriam em seus móveis e paredes.
O protótipo seria uma evolução do Kinect e funcionaria com projetores, sem precisar necessariamente de uma televisão para jogar. Veja o vídeo:
RichReview – mais facilidade para revisar e interagir com textos
O conceito do chamado RichReview não é exatamente uma novidade, já que softwares para revisão de textos existem no mercado, porém o programa permitirá uma interação muito mais fácil e ágil com os textos de revistas, livros e outras publicações.
O projeto deve agradar a revisores e professores, pois facilitará a vida desses profissionais permitindo inserir notas “à mão”, mover imagens ou parágrafos, selecionar e destacar trechos do texto e até mesmo incluir observações faladas.
O RichReview seria utilizado com uma caneta stylus sobre a tela de tablets, smartphones ou de notebook com touchscreen. Veja como funciona a novidade no vídeo:
Esses projetos da Microsoft Research ainda estão em desenvolvimento e não têm nenhuma garantia de um dia chegar ao mercado, porém já indicam que devem ter um futuro na Microsoft.
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!
Deixe o seu comentário!