O que é UX Research? Entenda agora!
Uma das áreas mais importantes para o Design de Experiência e Desenvolvimento de Produtos, o UX Research está em alta. Saiba o que é!
Autor: Redação Impacta
Você sabe o que é UX Research? Essa expressão, que pode ser traduzida para o português como “pesquisa de experiência do usuário”, é um conceito que hoje já faz parte da vida de desenvolvedores, designers e profissionais que visam agradar o usuário final de seus produtos.
Veja, neste post, tudo o que você precisa saber sobre UX Research!
O que é UX Research?
UX Research é o trabalho de pesquisa e investigação sistemática das necessidades dos usuários de um produto ou serviço. A partir desse trabalho, são colhidas as informações necessárias para tornar a experiência dos usuários muito mais agradável e satisfatória.
Em relação à área de UX Research, podemos dizer que ela é hoje fundamental no desenvolvimento de qualquer projeto, especialmente os de design de experiência. Isso porque é a partir da pesquisa com o público-alvo que é possível verificar se o produto atende de forma satisfatória as necessidades do cliente.
Com isso, a área se torna extremamente valiosa e contribui positivamente para o sucesso dos mais diversos projetos.
Além disso, a partir da UX Research é possível entender a visão de pontos de vista diferentes, possibilitando uma maior compreensão dos usuários como um todo e o que eles buscam em um produto.
Através da pesquisa são reconhecidos problemas e é possível obter feedbacks de como resolvê-los, bem como são confirmadas ou excluídas hipóteses que antes pareciam mais ou menos plausíveis.
Por fim, a UX Research é constituída por um conjunto de ferramentas de pesquisa que ajudam desenvolvedores a projetarem produtos que agradem os usuários finais.
UX Research no design de experiência
Design de experiência pode ser conceituado como uma abordagem que visa entender e trabalhar de acordo com as tendências de comportamento dos usuários. Esse entendimento busca analisar a totalidade da jornada de compra do usuário em relação a determinado produto ou serviço.
Assim, é possível tomar decisões mais acertadas e criar estratégias que realmente sejam efetivas para que outros usuários possam gostar mais da solução apresentada. Isso faz com que o projeto tenha mais chances de dar certo e mais vendas sejam convertidas a médio e curto prazo.
A solução de UX Research se aplica muito bem ao conceito de design de experiência, pois a pesquisa permite que sejam investigadas as necessidades dos usuários.
Isso contribui para que a utilização efetiva e a jornada de compra dos clientes sejam mais voltadas a chances positivas de sucesso e venda do produto.
Podemos dizer, nesse sentido, que a UX Research ajuda a montar a base de dados e informações sobre os usuários, que darão a munição necessária para que o trabalho de design de experiência seja realizado com excelência.
Quem é o UX Researcher?
O UX Researcher é aquele que efetivamente utiliza os métodos e ferramentas de pesquisa para que melhorar o UX em um projeto.
Ele pode ter formações bem distintas, podendo ser desde designer até cientistas de dados. O que realmente importa é que eles tenham uma boa compreensão sobre métodos científicos para pesquisa social.
A atuação desse profissional é fundamentada na experiência do cliente, de modo que ele precisa elaborar pesquisas que respondam dúvidas pontuais a respeito dos projetos.
Para isso, é preciso que ele crie hipóteses e premissas iniciais, podendo confirmá-las ou refutá-las quando chegar a fase de análise das informações.
Além disso, o UX Research precisa analisar o perfil dos stakeholders, ou seja, as pessoas que podem vir a utilizar o produto. Para isso, ele deve montar uma persona e desenvolver o trabalho focado nela.
Depois disso, com os dados em mãos, o UX Researcher será capaz de ajudar o projeto, evidenciando tudo que o usuário final espera do produto.
Habilidades necessárias para ser um UX Researcher
Para ser um UX Researcher não é necessário ter uma formação específica, embora seja muito interessante ter uma graduação ou MBA na área de UX que estimule o trabalho com pesquisas qualitativas e quantitativas. Essas pesquisas ajudam a entender melhor o usuário.
Enquanto a pesquisa qualitativa serve para compreender de forma mais aprofundada o comportamento dos usuários, a pesquisa quantitativa auxilia na quantificação dos dados estatísticos, a fim de indicar para o pesquisador padrões de comportamento.
É possível realizar uma UX Researcher apenas com uma abordagem qualitativa ou apenas com uma abordagem quantitativa, mas também é possível realizar uma pesquisa de experiência do usuário unindo ambas as abordagens metodológicas.
O UX Researcher também deve saber se comunicar muito bem. Tal habilidade é necessária para aplicar entrevistas com os usuários e para poder passar as informações aos desenvolvedores.
Principais ferramentas e técnicas de pesquisa
Existem diversas ferramentas e técnicas de pesquisa que podem ser aplicadas dentro do UX Research. Podemos dividi-las em 4 áreas distintas: descoberta, exploração, teste e escuta.
- Descoberta
Dentro da área de descoberta ou “discover”, temos as entrevistas com os usuários, stakeholders, vendedores, a equipe de suporte do produto, entre outros.
- Exploração
Já no campo da exploração ou “explore”, os UX Researchers podem utilizar a análise de tarefas, a análise competitiva, o mapeamento de toda a jornada de compra do usuário, a criação de personas e do público-alvo, entre outros.
- Teste
Na parte de teste ou “test”, os profissionais da área podem aplicar alguns testes de usabilidade que ajudem a entender o que a sua persona está buscando, podem fazer benchmarks, avaliações de acessibilidade, entre outros.
- Escuta
Por fim, chegamos a parte de escuta ou “listen”, que visa entender o cliente por meio da análises de métricas, revisão de FAQ, verificação de bugs e usabilidade, relação de perguntas feitas por meio de questionários na web, entre outros.
Considerações finais
Agora que você já sabe o que é UX Research, já pode começar a pensar com mais carinho sobre essa área tão promissora no mercado.
Pesquise mais sobre o assunto e entenda como aplicar os conceitos de UX Research na sua área especificamente. Isso certamente poderá trazer resultados excelentes para o seu segmento de atuação.
Gostou? Então, confira também o nosso e-book gratuito: Guia de profissões: o que faz um analista de UX?
Deixe o seu comentário!