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O que o ChatGPT significa para o mercado?

Embora cada empresa tenha seus próprios usos para o ChatGPT, ele tem o potencial de ser um "divisor de águas universal". Leia e entenda!

Autor: Redação Impacta

O ChatGPT é um chatbot de IA que usa o modelo de linguagem Generative Pre-trained Transformer 3 (GPT-3), que foi criado pela OpenAI para gerar texto semelhante ao humano.

De acordo com um artigo publicado pela Brand Minds , a OpenAI é “uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de IA, governada por um conselho sem fins lucrativos, com investimentos da Microsoft, da fundação de caridade do cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, e outros. A missão da OpenAI é garantir que a inteligência artificial geral beneficie toda a humanidade.”

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Conforme o especialista em tecnologia Bernard Marr que escreve para a Forbes, “[ChatGPT] foi projetado para gerar respostas de linguagem natural quando recebe entrada de um usuário, tornando-o potencialmente útil em uma variedade de aplicativos de negócios em que é desejável uma conversa humana com clientes ou clientes.”

A tecnologia pode gerar artigos, roteiros, letras de músicas, cartas, currículos, contratos, histórias, postagens em redes sociais, scripts de webinar ou vídeo, códigos, documentação técnica e muito mais.

Tem havido muita empolgação em torno do ChatGPT e seu potencial. Mas o que sua disponibilidade realmente significa para os negócios? Embora cada empresa tenha seus próprios usos, ele tem o potencial de ser um divisor de águas universal. 

A ferramenta pode impactar todos os aspectos de um negócio, pois não há razão para que as organizações não a experimentem para avaliar como ela pode melhorar suas operações. A seguir, falaremos sobre seus vários usos, vantagens e desvantagens, acompanhe e saiba mais!

Quais as principais utilidades do ChatGPT?

Como um chatbot de IA treinado com informações da Internet, o ChatGPT pode atender a uma variedade de propósitos comerciais.

Marketing

Como um modelo de aprendizado de máquina, o ChatGPT pode aprender o estilo e o tom dos materiais de marketing de uma empresa e gerar novos conteúdos consistentes com a marca e a voz da empresa.

No entanto, a tecnologia não é perfeita e não deve ser usada para conteúdo utilizável. A IA  pode ser excessivamente prolixa por usar certas frases em excesso e fornecer a mesma resposta a vários usuários para a mesma consulta, faltando, portanto, personalização. 

É possível resolver essas limitações fornecendo contexto e revisando cuidadosamente o conteúdo gerado pelo ChatGPT. Além disso, você deve aprender as perguntas certas a fazer; isso é semelhante à maneira como usar diferentes frases de termos de pesquisa em mecanismos de pesquisa pode obter resultados melhores ou piores.

Você também pode usar o ChatGPT para ter ideias iniciais de conteúdo. Uma consulta do ChatGPT poderia ser: “Dê-me 15 ideias para artigos sobre marketing com ferramentas de IA”. 

Outra tarefa pequena, mas importante, é gerar títulos possíveis para o conteúdo que você desenvolve. Tal como acontece com as ideias de tópicos do artigo, você pode acabar não usando nenhum deles, mas pode obter ideias com base neles. O chatbot também ajuda a encurtar o texto para plataformas com limites de palavras ou caracteres.

Finalmente, com todos os usos de marketing, você deve tomar cuidado para que os materiais gerados pelo ChatGPT cumpram uma das principais funções do conteúdo promocional – ser envolvente e relevante para seus clientes atuais e potenciais.

Embora a IA possa reunir fatos que correspondam a uma consulta, esses fatos podem não resultar em algo interessante para os leitores. Os criadores de conteúdo devem sempre revisar o texto gerado por IA e, se necessário, imbuí-lo de contexto, cordialidade e humor (em outras palavras, o toque humano).

Serviço de atendimento ao Consumidor

O ChatGPT pode gerar respostas para usar em seus próprios chatbots. Isso aumenta a eficácia, automatizando muitas tarefas tradicionalmente realizadas por humanos. Este processo tem potencial para melhorar o atendimento ao cliente, especialmente porque a maioria dos consumidores não se importa em ser ajudado por um chatbot, desde que seja capaz de atender às suas necessidades.

Você também pode usar a ferramenta para atender os clientes de forma mais proativa, coletando dados e desenvolvendo insights sobre suas preferências. Essas informações podem orientar o desenvolvimento de produtos e serviços para melhor atender às necessidades do usuário.

Gerenciamento de projetos

Você pode usar o ChatGPT para ajudar no gerenciamento de projetos e tempo, da seguinte maneira:

  • Gerenciamento de listas de tarefas
  • Atribuição tarefas aos membros da equipe
  • Rastreamento de prazos e monitoramento de progresso
  • Relatórios detalhados
  • Lembretes para os próximos prazos e eventos
  • Manutenção dos materiais relacionados a um projeto em um só lugar
  • Sugestões de como melhorar seus processos

Contratações

Para ajudar com as tarefas onerosas associadas à contratação, você pode usar o ChatGPT para fazer coisas como avaliar currículos para determinar se os candidatos têm experiência relevante.

Após contratar novos funcionários, o ChatGPT também pode assumir alguns dos processos de treinamento, reduzindo as horas que seus funcionários devem gastar com esse esforço. Ele pode ajudá-lo a desenvolver materiais de treinamento e fornecer uma plataforma para você entregá-los. 

Ele pode ajudá-lo a criar tarefas, questionários e testes que tornarão o aprendizado mais direcionado. E pode ajudá-lo a acompanhar o progresso dos funcionários para garantir que eles retenham as informações que você está compartilhando.

Outras Tarefas

O ChatGPT também pode ser usado para pesquisa, codificação e tradução.

  • Pesquisa. Você pode usar o ChatGPT para realizar pesquisas sobre qualquer assunto. No entanto, você deve sempre usar outras fontes para verificar as informações coletadas do chatbot.
  • Codificação. Para usar o modelo em seus aplicativos, os desenvolvedores devem se inscrever no OpenAI para obter uma chave de API.
  • Tradução. O ChatGPT pode traduzir entre idiomas, mas carece de conhecimento contextual, cultural e linguístico, portanto, as traduções podem não ser totalmente precisas.

Quais os benefícios do ChatGPT?

Pense no ChatGPT como um mecanismo de pesquisa superalimentado. Embora não possa executar todas as tarefas ou substituir todos os trabalhadores, pode ser altamente benéfico como uma ferramenta em muitas partes do seu negócio.

Produtividade aumentada

Os seres humanos só podem ser produtivos por um tempo limitado a cada dia, enquanto máquinas e computadores não precisam dormir ou descansar. Portanto, usar essas ferramentas para tarefas comuns, como geração de relatórios, realiza duas coisas. 

Ele permite que essas tarefas sejam concluídas com mais rapidez e precisão e permite que os humanos gastem mais tempo em funções de nível superior, como planejamento e estratégia, que podem impulsionar os negócios.

Lealdade aumentada

Com melhores respostas do chatbot, é provável que os clientes tenham suas dúvidas respondidas com rapidez e precisão, levando a uma melhor experiência do cliente (CX) e maior fidelidade. Mais lealdade se traduz em muitos benefícios comerciais, incluindo mais visitas por cliente, maior gasto por visita, avaliações positivas e referências a familiares, amigos e colegas de trabalho.

Custos reduzidos

Como o ChatGPT pode assumir algumas das funcionalidades tradicionalmente executadas por humanos, sua empresa pode economizar dinheiro. Por exemplo, o ChatGPT pode ser usado para avaliar candidatos, para que você possa evitar a contratação de um recrutador externo. 

No mínimo, você economizará tempo no processo. Como outro exemplo, o ChatGPT pode assumir tarefas realizadas por profissionais de marketing e criativos, permitindo que você também reduza o número desses funcionários. Economias semelhantes podem ser obtidas à medida que você encontra mais maneiras de usar o chatbot.

Escalabilidade

O uso do ChatGPT e de outros chatbots de IA pode ser uma ótima maneira de expandir negócios com um orçamento limitado. Eles permitem reduzir a equipe para determinadas funções e investir em melhorias como a compra ou aluguel de um escritório, ou loja maior, contratação especialistas para determinadas funções, compras de equipamentos, etc.

Quais as desvantagens do ChatGPT

O uso do ChatGPT vem com algumas desvantagens. Embora possam ser motivo de preocupação, esses elementos não devem ser uma barreira ao uso. Como ao usar outras ferramentas, os profissionais devem ter em mente essas desvantagens, encontrar soluções alternativas quando necessário e não confiar no chatbot excluindo o bom senso.

Limitações

O ChatGPT é útil, mas não perfeito, um fato que o OpenAI reconhece. Os desafios incluem o potencial de gerar informações incorretas ou tendenciosas. Não sabe sobre eventos ou conhecimentos ocorridos após 2021, quando foi treinado. Pode gerar respostas inadequadas ou descontextualizadas. E, sem inteligência emocional, pode oferecer respostas insensíveis, uma característica que pode ser particularmente prejudicial quando usada no atendimento ao cliente.

Preocupações com a privacidade

Como acontece com qualquer serviço baseado na Internet, o ChatGPT é vulnerável a ataques cibernéticos, o que significa que pode ser usado para espalhar malware ou vírus. Além disso, os cibercriminosos podem induzir os usuários a revelar informações pessoais que podem ser empregadas para fins fraudulentos.

Preocupações éticas

Um artigo recente do New York Times traz uma questão de alto nível relacionada a todas as ferramentas baseadas em IA. O autor afirma: “Acho que sei por que a inteligência artificial está quebrando nossos cérebros tão humanos. Está vindo para nós muito rápido. Não entendemos o que está acontecendo nas caixas-pretas da IA, e o que não entendemos, é compreensível que tenhamos medo.”

O artigo aponta que as coisas estão acontecendo tão rapidamente que legisladores e reguladores não conseguem acompanhar a criação de maneiras de proteger o público.

Mesmo os especialistas em tecnologia ficam surpresos com os desenvolvimentos que deveriam aparecer daqui a dez anos. O artigo apresenta duas respostas possíveis a essa sensação de opressão: “pisar no freio” e dar um passo para trás para considerar e enfrentar possíveis perigos, ou seguir em frente o mais rápido possível e resolver os problemas à medida que eles surgem.

Alguns guardrails foram colocados em prática nos EUA e em outros países. “Isso é bom”, de acordo com o artigo, “mas reguladores e legisladores sempre estarão do lado de fora olhando para dentro. É melhor que os criadores da inteligência artificial assumam a responsabilidade de fazer as coisas certas em primeiro lugar”. A OpenAI, criadora do ChatGPT, é um exemplo dessa abordagem, por reconhecer as limitações do chatbot e está trabalhando para resolvê-las.

Perda de emprego

Por muitos anos, os observadores têm se preocupado com o fato de que quanto mais as máquinas podem fazer, mais trabalhos que os humanos fazem estão ameaçados. Como o ChatGPT pode automatizar tarefas tradicionalmente executadas por humanos, ele está incluído nesse medo. 

No entanto, Marr afirma no artigo da Forbes, “chatbots baseados em IA podem ser usados ​​para automatizar algumas tarefas, mas não conseguem muitas habilidades nas quais as pessoas são excelentes, como pensamento crítico, criatividade ou tomada de decisão estratégica”. 

É verdade que aplicativos como o ChatGPT podem reduzir a necessidade de atendimento ao cliente e outros cargos. Mas este chatbot e outros semelhantes também estão criando empregos. Por exemplo, os engenheiros de prompt trabalham para descobrir entradas que geram resultados úteis. 

Você já pode encontrar anúncios de empresas que procuram engenheiros rápidos com experiência em redação e comunicação, compreensão de como funcionam os modelos de linguagem, criatividade e habilidades básicas de codificação e programação.

Concorrência

Em um ambiente de negócios altamente competitivo, a vantagem de uma empresa é a desvantagem de outra. Mas o ChatGPT por si só não pode ser usado contra você, assim como o mecanismo de pesquisa do Google ou o Microsoft Teams. 

Cada uma dessas ferramentas, igualmente acessíveis à maioria das empresas, é tão boa quanto o que você ou seus concorrentes fazem com elas. Portanto, um concorrente que está usando o ChatGPT para ganhar negócios só está fazendo isso porque encontrou maneiras eficazes de colocá-lo em uso.

Conclusão

Para começar, pense em alguns casos de uso em que você precisa de ajuda em seu negócio. Considere quais resultados você gostaria de ver. Por exemplo, talvez você queira criar relatórios semanais e realizar análises neles. Peça ajuda ao ChatGPT e veja que tipos de resultados você obtém em comparação com o que esperava. 

Em seguida, passe para outras tarefas, como desenvolvimento de conteúdo, treinamento de novos funcionários ou integração de chatbot, e compare os resultados com suas expectativas.

Em seguida, avalie os resultados gerais. Facilita o trabalho das pessoas? Poderia ser mais útil se usado por períodos mais longos? Você consegue ver o potencial para benefícios de nível superior, como redução de custos? 

Tenha em mente que pode não haver uma resposta fácil de “sim” ou “não”. O ChatGPT pode ser útil para algumas coisas em sua empresa, mas não para outras. Continue experimentando até encontrar o equilíbrio certo e se sentir confortável em ter essa nova ferramenta em seu kit de ferramentas para solução de problemas.

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