O que são métodos ágeis de desenvolvimento de software?
Conheça os métodos ágeis de desenvolvimento de software, que permitem a modificação de um programa enquanto ele está sendo desenvolvido.
Autor: Redação Impacta
Os métodos ágeis de desenvolvimento de software (que vem do inglês agile software development) são uma forma de gestão que permite que um programa seja modificado e receba novas funcionalidades, na medida em que ele é desenvolvido.
E, para que todo esse processo seja mais rápido e produtivo, é realizada a divisão de tarefas entre uma equipe, que faz todas as modificações e validações necessárias para que tudo funcione como o previsto.
O principal objetivo das metodologias ágeis disponíveis no mercado é dividir um grande problema em “pedaços menores”, para que a equipe consiga entregar um produto que seja útil e de qualidade, conquistando a satisfação e a confiança do cliente.
Como ter mais segurança nos métodos ágeis
Graças aos métodos ágeis de desenvolvimento de software, o cliente consegue participar mais da criação e desenvolvimento do produto, tornando todo o processo mais claro, produtivo e satisfatório para ambas as partes.
A segurança é algo muito importante no processo. E é justamente isso que esses métodos ágeis de software proporcionam. Mas, para que isso seja mais eficaz, é preciso que toda a equipe tenha conhecimentos de segurança e dos itens que precisam ser desenvolvidos e integrados ao software.
Todo esse processo é extremamente importante na engenharia de produto e garante inúmeras vantagens ao produto e aos envolvidos em seu desenvolvimento.
Vantagens para as equipes e gestores
- Maior regularidade, autonomia e disciplina para a equipe;
- Maior comprometimento com o projeto;
- Comunicação eficiente entre gestores, equipes e clientes;
- Melhoria contínua do processo, redução de custos e erros;
- Objetivos de trabalho organizados e claros;
- Otimização dos trabalhos das equipes;
- Maior agilidade na resolução de problemas e na tomada de decisões.
Vantagens para o cliente
- Mais rapidez e regularidade na entrega do produto;
- Melhor visibilidade do status do projeto, o que traz transparência para o processo;
- Ocorrência mínima de atrasos;
- Maior retorno do investimento e também do valor do negócio;
- Maior produtividade e confiabilidade do software;
- Menor risco;
- Flexibilidade para a mudança de metodologia e de prioridades;
- Melhoria na qualidade do produto.
Como um especialista faz toda a diferença
Toda equipe que faz o método ágil de um programa conta com especialistas de algumas outras áreas, como arquitetos de software e programadores de plataformas móveis, entre outros profissionais, para que cada etapa do desenvolvimento do software seja concluída com sucesso.
Mas, além disso, é necessário que se tenha um especialista da área de segurança para que nenhum tipo de ameaça passe pelo novo software e não gere algum tipo de problema para o cliente no futuro.
A importância de fazer testes de software
Algumas das características principais dos métodos ágeis de desenvolvimento são os testes e as validações frequentes no software. Porém, esses procedimentos também devem ser realizados com relação à segurança do produto.
Simulações de ataques e de possíveis problemas com a segurança também devem ser feitas para que o software tenha um código eficaz e confiável. Assim, o gestor consegue assegurar a integridade do programa para o cliente, com confiabilidade.
E então, ainda tem alguma dúvida a respeito dos métodos ágeis de desenvolvimento? Deixe um comentário e participe da conversa!
Deixe o seu comentário!