README.TXT: Veja como programar melhor!
Quer programar melhor? Então, escreva o README.TXT antes do código. Veja aqui algumas dicas valiosas!
Autor: Redação Impacta
Por Diego Cordeiro
Todo programador quer escrever softwares bons de forma limpa, clara, rápida e de acordo com as melhores práticas. Mas para que sua criação seja útil, ela precisa resolver os problemas de quem irá usá-los.
De nada adianta seguir as melhores práticas e o software não deixar seus usuários satisfeitos. Nas palavras de Tom Preston-Werner, co-fundador do GitHub: “a implementação perfeita da especificação errada é inútil”.
Por isso, Werner argumenta que para conseguir escrever um programa capaz de facilitar a vida das pessoas é preciso saber claramente aonde se quer chegar. Como conseguir isso? “Escreva o Readme primeiro”, diz o co-fundador do GitHub. O raciocínio é simples: ao fazer isso, o programador pensa com antecedência no objetivo e pode começar a desenvolver o projeto com algo claro na mente.
Ninguém pode negar que começar a fazer algo sabendo o que se vai fazer é mais fácil. Alguns podem dizer que isso é um abandonar os métodos de XP e Scrum para voltar ao modo de programação Waterfall, caracterizado por um registro minucioso do projeto. Entretanto, o que Werner sugere é que é preciso achar um equilíbrio entre os dois métodos.
“É preciso haver um ponto médio entre os excessos da especificação técnica e a ausência de especificações”, afirma o co-fundador do GitHub. Ao escrever o README.TXT, o programador consegue algumas vantagens que irão ajudar na hora de escrever o código:
- O mais importante é que o programador pensa no projeto com antecedência. Isso evita mudar o código toda vez que mudar de ideia.
- A primeira consequência de escrever o README.TXT é a criação de um documento completo com a essência do projeto. Escreva o texto antes de começar o desenvolvimento: é nessa hora que o entusiasmo é maior, o que ajuda a colocar as idéias no papel.
- Se estiver trabalhando em equipe, compartilhar o documento dá a chance de seus colegas começarem projetos que irão conversar com seu código.
- Discutir e construir em cima de idéias escritas é mais fácil do que falar sobre idéias abstratas. Ter o README.TXT como linha guia torna o trabalho mais fácil.
Os argumentos de Tom Preston-Werner parecem sólidos o bastante para provocarem uma reflexão nos programadores. O que você acha?
Leia o texto original aqui.
Curtiu o post? Deixe nos comentários se você já conhecia o programa README.TXT e se já conferiu as vantagens que ele proporciona na hora da escrita!
Belo texto. Terei isso em mente a partir de agora.
Que bom que gostou do texto, Breno. Confira sempre o Blog Impacta que teremos sempre boas dicas para você. Veja outros artigos sobre programação aqui: http://www.impacta.com.br/blog/category/desenvolvimento/