Saiba mais sobre o trabalho do arquiteto da informação no Brasil e no exterior
Um profissional em alta na tecnologia é o arquiteto da informação, que desenvolve uma estrutura digital que ofereça informação e interação ao usuário.(...)
Autor: Redação Impacta
A arquitetura da informação, também conhecida apenas por A.I., é uma das etapas do desenvolvimento de qualquer estrutura digital que ofereça informação e possibilidades de interação com o usuário.
O profissional responsável por essa área de atuação é o arquiteto de informação. Embora a atividade já seja desempenhada há algum tempo, ainda existem muitas dúvidas sobre suas funções, habilidades necessárias e mesmo sobre o mercado de trabalho.
Aprenda, um pouco mais sobre o trabalho do arquiteto da informação!
O arquiteto de informação
A maior preocupação da arquitetura de informação é o usuário. Por isso, o objetivo do profissional é buscar a satisfação e o conforto do usuário da estrutura digital. Ele vai criar padrões de desenvolvimento de conteúdo que impeçam qualquer obstáculo no entendimento e que facilite a troca de informações entre a interface e o usuário.
Principais funções
Ainda que o trabalho do arquiteto de informação esteja mais ligado à estruturação do conteúdo para facilitar a usabilidade e a acessibilidade do usuário, o arquiteto de informação tem começado a pensar em toda a experiência do usuário na plataforma digital considerando não apenas sua navegação, mas também a sua capacidade de facilitar a interação.
Por isso, não é difícil encontrar um profissional que vá do fluxograma e do protótipo navegável até o wireframe, que são os rascunhos de tela que vão permitir um maior entendimento das funções apresentadas na interface digital e a relação com o usuário.
Por causa de uma maior abrangência da atuação do arquiteto de informação no Brasil e no exterior, esses profissionais também podem ser conhecidos como especialistas em usabilidade, designers de interação e user experience designers.
Mercado e áreas de atuação
Com a capacidade infinita de armazenamento de informações, a necessidade de estruturar o conteúdo tem oferecido excelentes oportunidades aos profissionais da arquitetura de informação.
Com o mercado de trabalho cada vez mais aberto aos processos do planejamento estratégico focados no usuário, as áreas de atuação são as mais diversas. De bibliotecas a empresas de computação digital, agências de publicidade e de comunicação digital, além da consultoria, são algumas das opções a serem exploradas pelo arquiteto da informação.
O salário médio de um arquiteto de informação em início de carreira, de acordo com o site de empregos online Catho varia entre R$ 2.500 e R$ 5.200. Já nos Estados Unidos, o salário médio é de aproximadamente $6.100 ao mês. Os dados são do site americano PayScale.
O perfil do arquiteto de informação
Entre as características exigidas de um arquiteto de informação está a multidisciplinaridade, afinal, como dissemos acima, o trabalho da arquitetura de informação não tem ficado apenas na estrutura da interface digital, mas também na experiência do usuário. Essa exigência acaba trazendo para a arquitetura da informação uma grande diversidade de profissionais, formados em diversas áreas do conhecimento.
A pós-graduação em arquitetura da informação
No Brasil, apesar do mercado promissor, ainda são poucos os cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento específicos sobre o assunto. A falta de formação específica explica o fato de existirem mais vagas do que pessoas qualificadas para trabalhar. Outro problema é que não existe mesmo um consenso entre os profissionais da arquitetura da informação sobre o trabalho a ser desenvolvido pelo profissional da área.
Dos cursos de pós-graduação existentes, o da Faculdade Impacta se destaca, pois oferece um módulo avançado em Usabilidade & Experiência do usuário – UX, garantindo ao aluno duas pós-graduações ao mesmo tempo e uma formação completa em UX e AI.
Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário!
Que tal se especializar em UX e Arquitetura da Informação com 2 pós-graduações de uma só vez?
A pós-graduação em Arquitetura de Informação da Faculdade Impacta é baseada na linha de trabalho do reconhecido Massachusetts Institute of Technology – MIT e com uso de um laboratório de usabilidade, o curso trabalha o processo de comunicação, design e tecnologia da informação, desenvolvendo no aluno os conhecimentos e habilidades de planejamento digital, com foco na experiência do usuário e com visão atualizada nas práticas de mercado e tendências a curto, médio e longo prazo. Conheça mais sobre a pós aqui!
Deixe o seu comentário!