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Social Commerce: saiba o que é e por que utilizar?

Autor: Redação Impacta

Social commerce é também conhecido como social selling ou social shopping e refere-se à prática de comprar e vender produtos ou serviços diretamente de uma plataforma de mídia social.

Se as próprias plataformas que criaram essa tendência reconhecem sua importância, pode apostar que vale a pena considerar para o seu negócio de comércio eletrônico.

Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba mais sobre a importância do social commerce para os negócios nos dias de hoje!

E-commerce vs social commerce: quais as diferenças?

O e-commerce é o termo amplo usado para descrever o processo de troca de dinheiro por bens e serviços online. Enquanto o social commerce é um subconjunto dessa abordagem e resolve alguns pontos problemáticos criados pelo e-commerce, desempenhando um papel fundamental em seu crescimento.

Mais da metade de todo o tráfego da Internet vem de dispositivos móveis e isso, combinado com o fato de que os usuários móveis são muito mais propensos a abandonar seus carrinhos do que os usuários de desktop, significa que um processo de checkout simplificado é crucial.

O social commerce remove muitos dos principais pontos de desistência em que os métodos tradicionais de comércio eletrônico perdem clientes. Como o checkout ocorre diretamente no aplicativo escolhido pelo comprador, não há necessidade de sair. Os usuários podem comprar produtos e voltar a percorrer seus feeds para obter atualizações de amigos e familiares.

O processo mais suave torna os clientes satisfeitos e as plataformas sociais apreciam o tráfego e o engajamento, então facilitam para que mais marcas comecem a vender. As ferramentas integradas permitem que as empresas marquem produtos, interajam com compradores, gerenciem pedidos e, por fim, controlem a experiência do cliente.

Quais plataformas de mídia social são as melhores para campanhas de social commerce?

Facebook

Quem tem uma página de negócios no Facebook e produtos para vender, pode construir uma loja que fica na sua Página.

As lojas são personalizáveis, possibilitando escolher os produtos e coleções a serem exibidos. Quem ainda não tiver o catálogo do Facebook configurado para uso com o Instagram, poderá importá-lo de produtos existentes diretamente do seu site.

É possível escolher qual experiência de compra online deseja que os clientes tenham com a opção deles lidarem com o checkout no aplicativo ou abrir um bate-papo do Messenger com a sua empresa. Há também a opção de enviá-los para o seu site para concluir o processo de checkout.

Instagram

O Instagram atualizou recentemente e passou a permitir que as pessoas comprem e façam compras diretamente na plataforma do Instagram, usando o Facebook Pay. Alguns produtos têm a opção comprar agora, enquanto outros exigem que você os adicione ao carrinho.

Se sua empresa vende serviços em vez de produtos, você não poderá criar uma loja no Instagram. Para configurar a Loja do Instagram, é preciso ter uma conta do Instagram Business conectada a uma Página do Facebook. Você deve primeiro configurar sua Loja do Facebook porque ela usa o mesmo catálogo. Ao contrário das Lojas do Facebook, que podem ser acessadas de dispositivos móveis e desktops, as Lojas do Instagram só podem ser acessadas de dispositivos móveis.

Pinterest

Assim como o Instagram, as Lojas do Pinterest só podem ser acessadas de dispositivos móveis. A diferença entre o Pinterest e o Instagram é que o primeiro ainda direciona as pessoas ao site do varejista para concluir a compra. O redirecionamento ocorre em um navegador da Web e não exige que o usuário abra outra janela.

Dicas para expandir sua estratégia de comércio social

Se você está se interessando pelo social commerce e deseja aumentar seus esforços, use estas sugestões para começar.

Certifique-se de que sua marca de mídia social está no ponto

Sua marca nas mídias sociais diz muito sobre quem você é como empresa. Se for inconsistente de uma plataforma para outra, você terá dificuldade em construir reconhecimento e credibilidade da marca.

Além da estética, certifique-se de postar conteúdo digno de compartilhamento que seja ligeiramente adaptado ao público na plataforma. Para descobrir o que vai ressoar com seus seguidores, você precisará fazer uma pesquisa de mercado-alvo para saber mais sobre quem é seu público.

Lance uma campanha para obter mais avaliações de usuários

Se sua marca é nova nas vendas online, você precisará investir recursos para obter avaliações de usuários nas plataformas digitais.

Quando as pessoas compram on-line, seja através de seu site oficial ou da rede social, elas não podem tocar, sentir ou experimentar seus produtos. Eles contam com pesquisas, avaliações e outros conteúdos gerados pelo usuário para ajudá-los a decidir sobre uma determinada compra.

Essas avaliações de usuários são uma prova social muito necessária que ajudará outras pessoas a aprender a confiar em sua marca. Sempre que alguém fizer uma compra, peça educadamente uma avaliação no e-mail completo da transação. Quando você se envolver em postagens de mídia social, agradeça àqueles que dedicaram um tempo para deixar um comentário.

Lembre-se de que nem todas as avaliações de produtos serão compartilhadas em seu site. O Facebook possibilita deixar uma avaliação de seus produtos ou serviços diretamente na página da sua empresa.

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Considere iniciar um programa de embaixadores da marca

Um programa de embaixador da marca é uma maneira altamente eficaz de comercializar seus produtos. Ao se conectar com pessoas que amam seus produtos ou convidar micro-influenciadores que tenham um público semelhante ou aquele que você está tentando alcançar, você aumentará o reconhecimento da sua marca. 

Você basicamente tem uma equipe de vendas espalhando a palavra sobre o seu negócio para você. E quando você direciona o tráfego para suas plataformas de mídia social onde já existe um lugar para fazer compras, você certamente fará algumas vendas.

Use o Social Media Analytics para conhecer seu público e realizar testes

Para obter o máximo de engajamento de qualquer rede social, você deve alinhar sua estratégia de comércio social com seu público-alvo. Você obterá melhores resultados ao selecionar produtos específicos e ajustar as mensagens para cada segmento de clientes, em vez de usar o que já está em seu site.

Para isso, você precisa saber quem é o seu público. É aí que as ferramentas de análise de mídia social entram em ação. A maioria dos sites de mídia social tem suas próprias ferramentas de análise integradas para ajudá-lo a obter informações sobre o público. Mas se você quiser mais informações ou uma visão geral de todos os seus canais sociais em um só lugar, você pode usar plataformas de análise de terceiros para coletar informações sobre cada um.

Preste muita atenção aos dados demográficos de seus seguidores para você poder criar personas de clientes para cada plataforma. Use as personas junto com dados de desempenho de sua postagem para ajudá-lo a tomar decisões sobre seu funil de vendas e os produtos com os quais deseja começar.

Aproveite as ferramentas de agendamento

Após compartilhar uma lista de produtos, sua estratégia de comércio social deve incluir o agendamento de algumas postagens promocionais em torno desse produto. Fazer isso gera interesse e ajuda a gerar tráfego para a vitrine social. Essa abordagem facilita o compartilhamento de mais informações do produto, como close-ups, orientações e demonstrações.

O uso de ferramentas de agendamento automatizadas ajuda a aumentar o engajamento. Essas ferramentas incluem informações analíticas que ajudam a ver os padrões de engajamento do seu público. Dessa forma, você pode otimizar sua programação de postagem para obter o máximo de engajamento.

Encontre o que funciona e repita

Ao começar com o social commerce, meça tudo. Aprender o que funciona para o seu público é fundamental para dimensionar adequadamente sua estratégia. Também pode ajudá-lo a encontrar oportunidades que você pode ter perdido.

Ao monitorar suas análises sociais, olhe além das vendas. Preste atenção à análise de sentimentos. É isso que informa se os clientes em potencial têm uma imagem positiva ou negativa da sua marca.

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