faceboook

Tecnologia da informação: tudo o que você precisa saber sobre a área

Tudo o que você quer saber para dar os primeiros passos na área de Tecnologia da Informação está aqui! Confira as dicas, cursos e benefícios!

Autor: Jéssica Lima

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Independentemente do segmento e tamanho da empresa, o interesse de investir em tecnologia da informação nos métodos de trabalho é cada vez maior.

O avanço de ideias inovadoras e estudos relacionados ao mercado tecnológico não param de impressionar pessoas.

Empreendedores estão sempre de olho nas mudanças, dispostos, cada vez mais, a apostar nas técnicas e soluções dos profissionais de TI.

E não para por aí! Os processos de gestão otimizados com base na tecnologia da informação exigem custos bem mais baixos do que os tradicionais, o que é bom tanto para donos de negócios quanto para os colaboradores da área.

Com tantos ganhos, é compreensível que a área de TI tenha atraído a sua atenção. Mas você sabe, realmente, quais são as práticas, possibilidades, cursos e vantagens dessa profissão? Se ainda não está por dentro de todo esse universo, confira!

Afinal, o que faz um profissional de Tecnologia da Informação?

O profissional de TI está diretamente ligado ao desenvolvimento tecnológico de uma empresa ou instituição.

É muito mais do que o “menino da informática”, como algumas pessoas por aí dizem, já que o atuante dessa área precisa ser muito dedicado ao que faz para poder criar estratégias, fazer a gestão de dados e sistemas e cuidar dos processos tecnológicos de uma corporação.

Uma das funções dos profissionais de TI é levar mais agilidade para a solução dos problemas que podem ocorrer com os sistemas de qualquer organização.

Por exemplo, quando os softwares e ferramentas usadas para todo o fluxo de informação de uma equipe de trabalho dá algum tipo de erro, se ele não for corrigido interferirá diretamente nos prazos de entrega e na produtividade dos colaboradores.

Para isso, o profissional de TI estará lá para identificar a falha e tentar solucioná-la da melhor maneira possível.

Outro ponto muito importante dessa carreira são os profissionais que se dedicam a proteção das informações de uma corporação.

Os dados de uma empresa são valiosos demais para arriscar que algo aconteça no caminho: arquivos perdidos ou corrompidos, sistemas com acesso fácil e até mesmo a invasão de hackers.

Então, planejar, criar e manter toda a proteção dos bancos de dados também faz parte da rotina de muitos trabalhadores de TI.

E temos ainda uma função que pode ser a mais conhecida dentro dessa área: desenvolvedores e programadores.

Eles são os responsáveis por criar serviços e produtos para o mercado tecnológico, como softwares, sistemas completos, aplicativos e outros.

Também podem atuar desenvolvendo a estrutura necessária que uma empresa precisa para manter seu fluxo de informação o mais otimizado possível.

gestão da tecnologia da informação

O que posso fazer na área de Tecnologia da Informação?

Para os interessados na área de TI, uma ótima notícia: são várias opções de atuação no mercado.

Como cada empresa oferece serviços e produtos em segmentos diferentes, as demandas e necessidades são bem específicas e exigem especialidades diferentes dentro da tecnologia da informação.

Como foi visto no tópico acima, os profissionais de TI fazem bastante coisa, não é mesmo? Porém, não é preciso se preocupar com o risco de toda essa responsabilidade ficar nas mãos de apenas uma pessoa. 

Dentro dessa área existem ramificações especializadas para cada setor de tecnologia.

Os três ramos que mais demandam profissionais de TI estão distribuídos na infraestrutura da empresa, no desenvolvimento e qualificação de softwares e gerenciamento de banco de dados.

Confira as profissões mais procuradas entre eles logo abaixo.

Segurança da Informação

O profissional de TI que escolher trabalhar com segurança da informação ficará responsável por manter em segurança todos os dados de uma empresa.

Isso inclui o desenvolvimento de barreiras que impeçam que qualquer pessoa tenha acesso aos equipamentos, sistemas operacionais e servidores de uma instituição.

Além disso, o monitoramento constante contra hackers também é uma tarefa desse profissional, que deve estar preparado para tentativas de invasão do sistema.

Por isso que a segurança da informação é indispensável para qualquer empresa que preze pela integridade dos seus dados.

Então, mesmo para um iniciante no mercado, essas vagas costumam oferecer um salário mais alto que a média em outros segmentos.

Se você se interessou pelas atividades desse ramo, saiba que os requisitos necessários para começar são, além da formação superior: compreender sobre ferramentas de monitoração, configuração de redes, TCP e IP, inter-redes e outros.

Suporte Técnico

Como na rotina de qualquer empresa, os erros e problemas técnicos podem acontecer em qualquer dia.

Por isso, o profissional que trabalha com suporte técnico é responsável por solucionar os mais diversos imprevistos, como: dúvidas com funcionamento de softwares, desempenho de computadores, problemas em sistemas operacionais e outros.

Para ser um profissional de suporte técnico, algumas empresas exigem apenas formação em cursos de informática. Porém, para maior qualificação e chances de conseguir as melhores vagas no mercado, é muito importante que você pense em um curso superior.

Além disso, os conhecimentos necessários são: sistemas de gestão, banco de dados, estrutura de redes, hardwares e softwares.

Desenvolvimento e programação

Para as empresas que desenvolvem softwares internamente, seja para gestão de processos ou venda de serviços, o profissional de programação é a peça-chave para toda a criação e manutenção.

Porém, nessa área, são muitas linguagens de programação que podem ser usadas para criar softwares, sites, aplicativos e várias outras demandas corporativas. Então, o ideal é que o profissional já saiba qual linguagem específica é a sua preferência para seguir carreira.

Dependendo da escolha, é o que determinará se uma pessoa seguirá para o ramo mais voltado para internet ou softwares.

Qualquer um deles precisa de curso técnico de informática ou ensino superior em Ciência da Computação ou Sistemas de Informação, além dos conhecimentos específicos de cada linguagem.

Testers

É uma área que ainda não se destaca tanto como outras faladas neste texto, mas que está conquistando cada vez mais espaço no mercado.

Os testers, ou testadores, são profissionais que realizam testes após o desenvolvimento de um software, procurando por falhas que possam comprometer a qualidade do produto.

Essa é uma responsabilidade profissional muito importante para garantir que o produto final chegue ao mercado sem erros comprometedores que possam gerar insatisfação nos consumidores.

Para os interessados em seguir carreira como tester, é necessário ter ensino superior na área, pós-graduações e conhecimento em algumas linguagens de programação.

Áreas específicas

Existem algumas especializações na área de TI bem focadas em outros nichos de mercado, mas que fazem parte da tecnologia da informação.

O que acontece é que muitas pessoas que estão interessadas na área acabam nem mesmo conhecendo essas oportunidades diferentes. E como são ramos bem interessantes de mercado, pode ser que algum deles seja do seu interesse:

  • cientista de dados: basicamente, é a formação para trabalhar com problemas muito mais complexos envolvendo dados e informações massivas;
  • business intelligence: esse campo é mais ligado à criação e desenvolvimento de estratégias, assim como a tomada de decisões referentes aos problemas na informação de uma empresa;
  • engenheiro de software: é como comparar um engenheiro de obras, só que inseri-lo dentro do ramo tecnológico. Especificamente, esse profissional vai dominar toda a estrutura e construção de sistemas e softwares;
  • desenvolvimento de aplicativos móveis: foco somente em criar, planejar e desenvolver aplicativos móveis para suprir às demandas desse mercado;
  • desenvolvedor de jogos: como o mercado de jogos é imenso, existem formações específicas para trabalhar com as plataformas e linguagens para criação de jogos, tanto para consoles, computadores ou mobile.

MBA em tecnologia da informação

Quais são as opções de cursos superiores em Tecnologia da Informação?

Para os que estão interessados em começar nessa carreira, é crucial ter em mente que o profissional de TI precisa se dedicar bastante aos estudos e estar sempre buscando novas informações sobre o mercado da tecnologia.

Como estamos falando de uma área que está sempre inovando, ficar parado é o mesmo que ser um profissional desqualificado perante as empresas.

Para iniciar na carreira, é interessante primeiro decidir em qual campo atuar. Após isso, procurar cursos de graduação, que em maioria são tecnólogos, para adquirir a formação básica necessária para atuar neste meio.

Há mais de uma modalidade de graduação que forma profissionais em tecnologia da informação aptos a trabalhar em mais de uma área ou em segmentos específicos de atuação.

E para que a escolha seja a certa, é fundamental entender melhor sobre os principais cursos da área, suas diferenças e especializações. Por isso, confira abaixo as formações mais procuradas em TI:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais para atuar nas diversas etapas que os projetos de tecnologia da informação, dentro de uma empresa, exigem. Isso inclui: concepção, gerência e manutenção, aplicação e mensuração de resultados.

O aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas aprende a criar programas, softwares e sistemas para empresas de qualquer segmento.

O perfil ideal do aluno que escolhe esse curso é aquele apaixonado por tecnologia e que ama as mudanças positivas que ela traz.

Está sempre conectado e atualizado sobre as novidades e avanços tecnológicos e sente vontade de ter conhecimento suficiente para ajudar nas transformações que o futuro promete.

Banco de Dados

O curso de Banco de Dados é mais específico para aqueles alunos que pretendem trabalhar somente com esse segmento dentro da área de tecnologia da informação.

Com essa graduação, o aluno aprende tudo o que é preciso sobre as técnicas para segurança de dados, compartilhamento de informação, ferramentas de criação e implementação.

Essa opção de curso é a melhor para quem pretende atuar no segmento de administração e gerenciamento dentro da área de TI.

O perfil ideal desse profissional é composto por pessoas com capacidade de análise, organização, facilidade com cálculos matemáticos, trabalho em equipe e resolução prática de problemas.

Sistemas de Informação

A graduação em Sistemas de Informação forma um profissional preparado para desenvolver soluções inovadoras tanto na criação de softwares para fluxos de informação quanto nos processos de gerenciamento de sistemas informatizados.

As pessoas interessadas na formação em Sistemas de Informação costumam ter afinidade com matemática e interesse em assuntos sobre tecnologia em geral, além de serem criativas para achar soluções diante de um problema.

Gestão da Tecnologia da Informação

A Gestão da Tecnologia da Informação prepara os alunos para serem futuros líderes em TI.

Com o curso, os profissionais estarão capacitados para criar soluções de problemas em qualquer empresa de qualquer área de atuação no mercado, assim como fazer a administração da infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados.

Como é possível perceber pelo objetivo desse curso, o perfil mais comum dos alunos que procuram Gestão de Tecnologia é o de pessoas que gostam de exercer a liderança e são apaixonados pela área de tecnologia.

Redes de Computadores

A graduação em Redes de Computadores é bem focada em quem pretende atuar com diferentes tipos de dispositivos de conexão. O objetivo do curso é formar pessoas preparadas para analisar, projetar e instalar soluções para sistemas de redes, além da capacitação para administrar as mesmas.

Essa é uma área que está sempre se atualizando, sendo perfeita para pessoas que estão sempre por dentro de tudo o que acontece de novo no ramo da tecnologia e, especificamente, aparelhos eletrônicos e de internet.

Engenharia da Computação

O foco desse curso está bem mais relacionado ao entendimento de hardwares e dispositivos tecnológicos.

Porém, ele abrange um panorama geral das áreas de TI, mesmo que brevemente, como: programação de baixo nível, banco de dados, sistemas e outros assuntos relacionados ao campo.

Para quem está mais focado em lidar com hardwares no dia a dia e pretende trabalhar com programação básica, pode ser que esse curso atenda a este perfil.

Ciência da Computação

Agora sim, esse é o curso que forma profissionais para atuarem diretamente com programação total.

O objetivo da graduação em Ciência da Computação é capacitar o aluno sobre desenvolvimento e programação, além de aprender o necessário de várias linguagens mais utilizadas no mercado.

O perfil ideal para esse curso, sem dúvidas, são pessoas com boa lógica e que adoram assuntos relacionados à programação e à solução de problemas em tecnologia.

Cloud Computing

A computação em nuvem, resumidamente, são os softwares e ferramentas online disponíveis para fazer armazenamentos, criar e compartilhar arquivos e gerenciar os fluxos de informação.

Algumas pessoas trataram essa tecnologia como ameaça para o setor de TI, mas o que vemos é muito pelo contrário: mais uma vez, o avanço abre portas para o desenvolvimento desses profissionais.

Trata-se de mais uma tecnologia para ser explorada pela área de TI.

Além de otimizar as equipes de trabalho, o acesso ao sistema da empresa na qual o profissional atua se torna muito mais fácil e pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer momento.

De fato, com a computação em nuvem não se faz necessária uma infraestrutura local para empresas, como servidores, por exemplo.

Porém, isso abre a oportunidade para equipes de TI se voltarem para o Business Intelligence, tornando o setor de tecnologia da informação – nas empresas que utilizam a nuvem – muito mais estratégico do que operacional.

Quais os benefícios de trabalhar com TI?

Como podemos notar, são várias áreas de atuações possíveis no mercado de TI, o que abre o leque de oportunidades e vagas no mercado.

Além disso, a possibilidade de trabalhar com diversos segmentos de empresas torna esta profissão bem flexível, tanto em rotina de trabalho com em salários, tudo vai depender da sua escolha de atuação de acordo com os seus objetivos profissionais.

Contudo, algumas vantagens conseguem chamar muito mais atenção e gerar mais interesse em alunos na área de TI.

Como a tecnologia não para de apresentar soluções novas para as necessidades mundiais, é esperado que sempre surjam novas áreas a serem exploradas pelas empresas e profissionais da tecnologia da informação.

O desenvolvimento do IoT

Uma nova tecnologia que vem ganhando muito espaço nos últimos anos é a tão falada IoT, ou “tecnologia das coisas”.

Resumidamente, estamos falando de um conceito inovador com o objetivo de conectar os objetos que mais usamos no dia a dia, como máquinas, automóveis ou bens de consumo em geral, tornando possível o compartilhamento de informações entre essas “coisas” para que várias ações sejam realizadas.

Um exemplo bem prático e conhecido: os carros que já conseguem estacionar sozinhos, sem interferência alguma do fator humano.

Esse novo cenário da tecnologia abre muitas oportunidades para os futuros profissionais de TI, já que a tendência é que o número de empresas interessadas em investir nesse negócio aumente cada vez mais com o passar dos anos e avanços do IoT.

Mercado em crescimento

É de senso comum que a economia nacional não está no seu melhor momento.

Com as taxas de desemprego aumentando e o número de empresas fechando e decretando falência, felizes são os segmentos que conseguiram prosperar, mesmo em um cenário ruim. E o setor de TI é um deles!

As empresas continuam contratando profissionais da área e muitas outras estão aderindo a essa profissão para agregar mais valor aos processos internos.

Em 2016, o Brasil conquistou o nono lugar no ranking dos maiores produtores de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), segundo relatório da Brasscom.

O crescimento do setor de TI também se estendeu durante o ano de 2017.

Uma pesquisa feita pela Advance Consulting mostra que a área de tecnologia da informação cresceu 7.7% logo no primeiro trimestre, fechando o ano com 9.1% positivamente.

Trabalho remoto e freelancer

Outro benefício que a profissão de TI possibilita é o trabalho remoto.

Realizar as demandas diárias em casa é benefício de muitas empresas que depositam uma confiança maior no profissional e acreditam que ele pode realizar bem o seu trabalho não estando presente na instituição.

O motivo é que em boa parte das profissões em TI o profissional precisa resolver os problemas individualmente (excluindo os gestores de equipes, por exemplo).

Quando não é possível que o trabalho remoto seja adotado pela empresa, geralmente os horários costumam ser bem flexíveis e negociáveis.

Também é possível trabalhar como freelancer, principalmente para desenvolvedores e programadores.

Essa é uma opção legal até mesmo para os iniciantes que querem ganhar uma renda extra enquanto ainda estão estudando e se aprimorando.

Salários acima da média

Quanto aos salários da área da tecnologia da informação, os valores costumam variar muito conforme a qualificação do profissional. Porém, em um contexto geral, mesmo quem não possui cursos extras consegue atingir um salário acima da média nacional.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Catho Online, um profissional de TI, no Brasil, recebe em média por mês R$ 9.000 quando possui qualificações extras como mestrado, por exemplo.

Para outros cursos extras, como MBA, pós-graduações e especializações, a renda fica entre R$ 5.000 e R$ 6.000 mensais.

Para os graduados em qualquer curso do ramo de tecnologia da informação, o estimado são salários com média de R$ 5.000. E para quem não pretende ingressar ou concluir o curso superior, a média salarial nacional é de R$ 2.000.

Mercado exterior

Assim como a área está em expansão pelo Brasil, no mundo a tecnologia da informação também não para de crescer.

Pessoas que apresentam os requisitos necessários podem tentar oportunidades em vários países, inclusive com grandes chances de conquistar um salário maior.

Mas para que isso aconteça, é fundamental ter fluência no idioma do país escolhido.

No geral, mesmo os profissionais de TI que trabalham no Brasil precisam adquirir um bom inglês para agarrar outras oportunidades, já que essa profissão lida diretamente com materiais somente disponíveis em inglês.

Com esse conteúdo, ficou bem mais fácil entender tudo o que cerca um profissional de TI, não é?

Se você está em busca de uma profissão que continua crescendo e promete grandes avanços no futuro, com certeza os ramos disponíveis em tecnologia da informação são áreas propensas a agradá-lo na vida profissional.

E para ser um profissional de valor, não deixe de procurar por uma formação de qualidade, independentemente da profissão escolhida.

E, é claro, continue pesquisando muito sobre assuntos relacionados a carreira para tomar a decisão certa! Baixe o e-book “Guia completo sobre o desenvolvimento de carreira” e aprenda muito mais sobre as possibilidades de crescimento. 

4 Comentários

  1. Gerson Silva dos Santos disse:

    Olá, bom dia,dicas sobre a área de rede de computadores.

  2. Gabriel Tomé Alves disse:

    Olá, eu quando era adolescente, tinha mais contato com a tecnologia. Logo depois eu fui para a zona rural e me afastei por 5 anos de qualquer contato frequente tanto com computador, tanto com celulares. Hoje vejo que tudo que aprendi no curso de informatica em 2014 hoje estão e versões muito melhor e um design totalmente diferente,
    Está sendo muto prazeroso voltar a utilizar um notebook de novo e agora é buscar a me atualizar de novo.
    Procuro dicas de estudos na área de TI, se alguém puder me dar uma luz em por onde começar a estudar, eu ficarei muito contente.
    Instagran: @gabsbriel
    Facebook: Gabriel Alves

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!